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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47819

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Título: Alfabetização e letramento na educação infantil: objetivos de ensino no currículo de Pernambuco.
Autor(es): MEDEIROS, Solane Vitória Gomes de
Palavras-chave: Currículo; Educação infantil; Alfabetização e letramento
Data do documento: 3-Nov-2022
Citação: MEDEIROS, Solane. Alfabetização e letramento na educação infantil: objetivos de ensino no currículo de Pernambuco. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso de Pedagogia - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2022.
Abstract: Os primeiros contatos da infância com a alfabetização e o letramento se dão de forma natural, em meio a diferentes linguagens, no contexto de experiências comunicativas que exigem uma interação com meio social. Mas, apesar dessas experiências acontecerem de forma não sistematizada, antes mesmo da préescola, ainda é possível observar algumas críticas a respeito do processo de alfabetização e letramento no currículo escolar, que são tidos como vilãos na educação infantil. As críticas apresentam-se na consideração de que a alfabetização e o letramento na educação infantil caminhariam em sentido oposto às necessidades dessa etapa, desrespeitando a fase lúdica e do brincar da criança. Mas, apesar de tais críticas, há aqueles, como Soares (2009), Brandão e Leal (2010) e Morais (2012), que defendem que tanto a dimensão do letramento quanto a da apropriação da notação alfabética devem integrar o trabalho pedagógico na Educação Infantil, sem desconsiderar as interações e as brincadeiras dessa etapa. Partindo dessa perspectiva, é necessário assumirmos práticas pedagógicas a partir de um contexto amplo, no qual a criança, além de participar de brincadeiras, também vivencie a leitura e a escrita no processo de construção de seu conhecimento. Nesse sentido, investigamos os objetivos do Currículo de Pernambuco relativos à leitura e à escrita destinados à faixa etária de crianças pequenas: 4 anos a 5 anos e 11 meses. A partir da pesquisa documental e da análise de conteúdo, foi possível perceber que o documento se preocupa em contemplar práticas de alfabetização e letramento. O documento de Pernambuco, apesar de usar, como referência, a Base Nacional Comum Curricular, que constitui um referencial para os currículos estaduais e municipais, vai além desse documento. Podemos indicar que o Currículo de Pernambuco destaca-se ao incorporar aspectos ausentes na BNCC, como o trabalho com o nome próprio, além de ampliar conhecimentos a respeito das letras e da consciência fonológica.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47819
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