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Título: Representações da mulher em dissertações argumentativas de concluintes da educação básica: a orquestração de vozes na construção do posicionamento axiológico
Autor(es): DIAS, Aline Milena Borges da Silva
Palavras-chave: Mulher; Dissertações argumentativas; Orquestração; Vozes; Posicionamento axiológico
Data do documento: 8-Nov-2022
Citação: DIAS, Aline Milena Borges da Silva. Representações da mulher em dissertações argumentativas de concluintes da educação básica: a orquestração de vozes na construção do posicionamento axiológico. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Português) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.
Abstract: A multiplicidade de vozes é um constituinte fundamental na produção de gêneros fundamentalmente escolares, como a dissertação-argumentativa. Mais do que a expressão de uma opinião, importa, nesse tipo de enunciado, a utilização de estratégias argumentativas em prol do convencimento do leitor (BRASIL/INEP, 2020). Dentre essas, destaca-se a orquestração das diversas vozes sociais, pois, apesar de o espaço concedido ao discurso alheio ser fundamental para o estabelecimento da comunicação discursiva, é o modo como o sujeito as combina que possibilita a organização estratégica dos discursos articulados para a defesa de uma tese (POLACHINI, 2014). Este trabalho objetiva analisar a orquestração de vozes sociais na construção de um posicionamento axiológico em relação à mulher em dissertações argumentativas de concluintes da educação básica. À vista disso, a fundamentação teórica baseia-se principalmente nos trabalhos de Bakhtin (1997; 2006), Faraco (2009), Guariglia (2012), Polachini (2014), Rodrigues e Rangel (2015) e Vidon (2012). A pesquisa foi realizada em uma escola pública da cidade de Recife (PE), onde foram coletadas 69 produções, das quais 5 foram escolhidas pelo critério de Amostragem Aleatória Simples (AAS). Ao fim, constatou-se a ocorrência do discurso alheio demarcado e do discurso bivocal, com a predominância daquele. Nos dois casos, as palavras alheias foram reacentuadas, gerando sentidos de complementação, negação, distorção, ironia, sátira, etc.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47829
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