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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47831
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Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | ARAÚJO, Marcus Costa de | - |
dc.contributor.author | ANDRADE, José Matheus Domingos de Lira | - |
dc.date.accessioned | 2022-11-22T15:56:24Z | - |
dc.date.available | 2022-11-22T15:56:24Z | - |
dc.date.issued | 2022-11-04 | - |
dc.date.submitted | 2022-11-18 | - |
dc.identifier.citation | ANDRADE, José Matheus Domingos de Lira. Análise computacional do fluxo através de bocal de foguete. 2022. 48 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia Mecânica, Centro de Tecnologia e Geociências, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47831 | - |
dc.description.abstract | Embora usados de forma limitada desde o século 10 d.C., os foguetes e a ciência por trás de seu funcionamento só foi realmente compreendida no século 20, quando seu desenvolvimento foi acelerado, culminando na corrida espacial e na era moderna, onde satélites lançados por foguetes são vitais para o funcionamento da sociedade. Devido a sua complexidade e baixas tolerâncias de fabricação, o desenvolvimento dos foguetes é extremamente caro, visto que mesmo modificações simples no design podem causar efeitos em cascata em seu funcionamento, e por isso precisam ser extensivamente testadas. O avanço das simulações computacionais, com uma crescente capacidade de incluir cada vez mais fatores nas análises oferece, portanto, uma oportunidade única: simular os efeitos decorrentes de modificações geométricas ou paramétricas do foguete, analisando seu impacto no veículo como um todo, reduzindo drasticamente a necessidade de fabricação de protótipos. Este trabalho busca, portanto, aplicar as simulações no estudo dos bocais, sua geometria e seus parâmetros, como temperatura e pressão de combustão, avaliando o comportamento do fluxo dos gases de exaustão com a variação destes e comparar os resultados obtidos com a literatura. | pt_BR |
dc.format.extent | 48p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/ | * |
dc.subject | Foguetes | pt_BR |
dc.subject | Bocais de foguetes | pt_BR |
dc.subject | Termodinâmica dos foguetes | pt_BR |
dc.subject | Simulação | pt_BR |
dc.subject | Fluido-dinâmica computacional | pt_BR |
dc.title | Análise computacional do fluxo através de bocal de foguete | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/3632806688689308 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/4157405186898932 | pt_BR |
dc.description.abstractx | Although in limited use since the 10th century AD, rockets and the science behind how they work was only really understood in the 20th century, when their develop ment accelerated, culminating in the space race and the modern era, where satellites launched by rockets are vital to the functioning of society. Due to their complexity and low manufacturing tolerances, rocket development is extremely expensive, as even simple modifications to the design can cause cascading effects on their operation, and therefore need to be extensively tested. The advancement of computer simulations, with an increasing ability to include more and more factors in the analysis therefore offers a unique opportunity: simulate the effects resulting from geometric or parametric modifications of the rocket, analyzing their impact on the vehicle as a whole, drastically reducing the need to manufacture prototypes. This work seeks, therefore, to apply simu lations to the study of nozzles, their geometry and their parameters, such as combustion temperature and pressure, evaluating how the exhaust gas flow behaves with variation of those parameters and comparing the results with what is expected from literature. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Engenharia Mecânica | pt_BR |
dc.degree.departament | DMEC - Departamento de Engenharia Mecânica | pt_BR |
dc.degree.graduation | Curso de Engenharia Mecânica | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Engenharia Mecânica |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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