Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47843

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorSILVA, Lucas Victor-
dc.contributor.authorBARBOSA, Geison Marcelino-
dc.date.accessioned2022-11-22T17:17:10Z-
dc.date.available2022-11-22T17:17:10Z-
dc.date.issued2022-08-30-
dc.identifier.citationBARBOSA, Geison Marcelino. “Eu nasci há dez mil anos atrás”: o uso do rock como recurso didático nas aulas de História. 2022. Dissertação (Mestrado em Ensino de História) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47843-
dc.description.abstractA presente dissertação tem como objetivo analisar o uso de canções, especificamente o Rock, como recurso didático para o Ensino de História. Entendemos a música como fonte e como narrativa histórica potencialmente úteis para a prática educativa. Este trabalho é uma contribuição da linha de pesquisa Linguagens e Narrativas Históricas: Produção e Difusão. Nosso recorte temporal foi a segunda metade do século XX, na qual se iniciou a produção do Rock brasileiro. Para realizarmos este trabalho foi elaborada uma pesquisa de campo na Escola Felisberto de Carvalho, localizada em Caruaru. Também foi feita uma pesquisa bibliográfica acompanhada do levantamento do Estado da Arte sobre o uso da canção como recurso didático para a História escolar. Esta dissertação culminou com a produção de um aplicativo mobile para o uso dos professores com orientações metodológicas sobre o uso da canção rock nas aulas de História. A canção popular é aqui pensada como uma ferramenta pedagógica que permite ensinar a pensar historicamente. O uso do gênero rock se justifica pela possibilidade de ampliar a audição dos educandos e da canção como documento histórico.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectHistória – Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectDidáticapt_BR
dc.subjectMúsicapt_BR
dc.subjectRockpt_BR
dc.title“Eu nasci há dez mil anos atrás” : o uso do rock como recurso didático nas aulas de Históriapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8384452566832611pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestrado profissionalpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0058476610695399pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Profissional em Ensino de História em Rede Nacional (PROFHISTÓRIA)pt_BR
dc.description.abstractxThe present dissertation aims to analyze the use of songs, specifically Rock as a didactic resource for History Teaching. We understand music as a source and as a historical narrative that supports the teacher in his pedagogical practice. In this work, we followed the line of research Languages and historical Narratives: Production and Diffusion. Our time frame was the second half of the 20 th century, in which the production of Brazilian Rock began. In order to carry out this work, field research was carried out at the Felisberto de Carvalho school, in Caruaru. A bibliographic research was also carried out, accompanied by a survey of the State of the Art on the use of song as a didactic resource for school history. This dissertation culminated in the production of a mobile application for the use of teachers with methodological guidelines on the use of rock music in History classes. The popular song is considered here as a pedagogical tool that allows teaching to think historically. The use of the rock genre is justified by the possibility of expanding the students' hearing and of the song as a historical document.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado Profissional – Ensino de História

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Geison Marcelino Barbosa.pdf2,97 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons