Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47843

Share on

Title: “Eu nasci há dez mil anos atrás” : o uso do rock como recurso didático nas aulas de História
Authors: BARBOSA, Geison Marcelino
Keywords: História – Estudo e ensino; Didática; Música; Rock
Issue Date: 30-Aug-2022
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Citation: BARBOSA, Geison Marcelino. “Eu nasci há dez mil anos atrás”: o uso do rock como recurso didático nas aulas de História. 2022. Dissertação (Mestrado em Ensino de História) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.
Abstract: A presente dissertação tem como objetivo analisar o uso de canções, especificamente o Rock, como recurso didático para o Ensino de História. Entendemos a música como fonte e como narrativa histórica potencialmente úteis para a prática educativa. Este trabalho é uma contribuição da linha de pesquisa Linguagens e Narrativas Históricas: Produção e Difusão. Nosso recorte temporal foi a segunda metade do século XX, na qual se iniciou a produção do Rock brasileiro. Para realizarmos este trabalho foi elaborada uma pesquisa de campo na Escola Felisberto de Carvalho, localizada em Caruaru. Também foi feita uma pesquisa bibliográfica acompanhada do levantamento do Estado da Arte sobre o uso da canção como recurso didático para a História escolar. Esta dissertação culminou com a produção de um aplicativo mobile para o uso dos professores com orientações metodológicas sobre o uso da canção rock nas aulas de História. A canção popular é aqui pensada como uma ferramenta pedagógica que permite ensinar a pensar historicamente. O uso do gênero rock se justifica pela possibilidade de ampliar a audição dos educandos e da canção como documento histórico.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47843
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado Profissional – Ensino de História

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISSERTAÇÃO Geison Marcelino Barbosa.pdf2,97 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons