Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47846

Compartilhe esta página

Título: Inspeção predial através da metodologia GUT e norma do IBAPE/SP: estudo de caso de uma edificação residencial localizada em Caruaru-PE
Autor(es): SILVA, Maria Tamires da
Palavras-chave: Inspeção predial; Anomalias; Metodologia GUT
Data do documento: 4-Nov-2022
Citação: SILVA, Tamires. Inspeção predial através da Metodologia GUT e norma do IBAPE/SP: estudo de caso de uma edificação residencial localizada em Caruaru-PE. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso Engenharia Civil - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2022.
Abstract: A reparação de estruturas é uma atividade cada vez mais frequente na indústria da construção civil. A necessidade de reparar uma estrutura existente vem geralmente do baixo desempenho da mesma, comparativamente às expectativas para as quais foi criada. Diante deste cenário, a inspeção predial é de extrema importância para segurança dos usuários e das edificações. Tendo em vista a avaliação das condições técnicas, de uso, operação, manutenção e funcionalidade do local, o profissional especializado elabora recomendações técnicas com todas as manifestações patológicas observadas. Logo, possibilita uma recuperação mais rápida e eficiente da edificação. O presente trabalho busca analisar as condições de uso e manutenção de uma edificação residencial localizada em Caruaru/PE utilizando como referência a norma do IBAPE/SP (2021). As anomalias observadas foram estudadas e classificadas seguindo a lista de prioridades e pontuação da metodologia GUT (Gravidade, Urgência e Tendência). A realização da inspeção predial foi de suma importância para identificação de falhas e anomalias, de forma a verificar o estado de conservação da edificação. O resultado alcançado com a análise dos gráficos e tabelas evidenciou a importância de um plano de manutenção ativo, visto que a ausência do mesmo impacta diretamente no bom funcionamento dos sistemas da edificação interferindo de forma direta na vida útil do imóvel, e consequentemente na sua valorização econômica. O imóvel analisado está com o sistema de revestimento bastante desgastado, o mesmo encontra-se com muitas falhas e anomalias que afetam diretamente a função estética desse sistema. Dentre as falhas e anomalias que mais se destacaram na edificação, as principais foram de origem endógena e classificadas no patamar de prioridade 3, segundo a norma de inspeção predial do IBAPE/SP. O mofo foi a falha mais frequente na edificação. Sua presença afeta diretamente a questão estética do ambiente e causa desvalorização econômica no imóvel. A edificação encontra-se com bastante desgaste, e não possui um plano de manutenção ativo. A maioria dos problemas identificados na mesma, são causados principalmente pela ação do tempo aliado a má execução e a projetos mal elaborados.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47846
Aparece nas coleções:TCC- Engenharia Civil - Bacharelado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_MARIATAMIRESDASILVA_.pdf1,47 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons