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Título : Influências dos parâmetros de retificação do aço SAE 1045 na rugosidade da superfície
Autor : CARVALHO, Tammy Lopes de Souza
Palabras clave : Engenharia Mecânica; Acabamento superficial; Retificação; Rugosidade; Aço SAE 1045; Espessura de corte; Taxa de remoção do material
Fecha de publicación : 17-dic-2019
Citación : CARVALHO, Tammy Lopes de Souza. Influências dos parâmetros de retificação do aço SAE 1045 na rugosidade da superfície. 2019. 45 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia Mecânica, Centro de Tecnologia e Geociências, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2019.
Resumen : A retificação é um dos últimos processos pelo qual peças usinadas são procedidos, pois este é o principal responsável por garantir o acabamento superficial e a precisão dimensional do produto final. Diante disso, nessa etapa, há um grande valor agregado à peça e qualquer erro acarretará prejuízo financeiro. Portanto, a fim de se evitar retrabalho, é imprenscidível o conhecimento das influências dos parâmetros configuráveis adotados no processo de retificação, uma vez que a combinação dessas variáveis ocasionará influências na rugosidade final obtida. No presente trabalho, foram analisadas as influências dos parâmetros de entrada na retífica Mello P-25 sob a rugosidade de pequenas peças. Os experimentos foram realizados em corpos de prova de aço SAE 1045, os quais foram retificados e posteriormente foram mensurados os parâmetros de rugosidade média (Ra). Um estudo fatorial simplificado foi o responsável por combinar os seguintes parâmetros presentes na retífica: velocidade longitudinal da mesa, velocidade transversal do carro e avanço vertical do cabeçote porta- ferramenta. O rugosímetro utilizado para a obtenção da rugosidade média foi o microscópio confocal Carl Zeiss LSM 700. Todos os corpos de prova apresentaram rugosidade média inferior à 0,4μm, mas não houve diferença significativa entre os valores de rugosidade média obtidos. Dentre os parâmetros avaliados, pode-se notar uma maior influência nos experimentos em que a variável foi a velocidade transversal do carro. Quanto à velocidade longitudinal da mesa, notou-se um discreto aumento da rugosidade média ao longo do aumento dessa velocidade, porém estatisticamente não há diferença significativa. Em relação ao avanço vertical do porta ferramenta, para maiores valores desse parâmetro maior foi a rugosidade média. Também foram utilizadas as expressões de espessura de corte e de taxa de remoção do material para verificar se há alguma tendência de crescimento da rugosidade média. Houve uma tendência do aumentos da rugosidade média para maiores valores de taxa de remoção de material, enquanto não houve essa mesma tendência para maiores valores de espessura de corte.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47848
Aparece en las colecciones: (TCC) - Engenharia Mecânica



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