Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47859

Compartilhe esta página

Título: Desenvolvimento de ferramenta baseada em redes neurais para apoio a decisão na manutenção de trocadores de calor: Uma aplicação em refrigeração.
Autor(es): SILVA, Sidney Manoel da
Palavras-chave: Refrigeração; Trocadores de calor; Incrustação; Regressão linear; Redes neurais artificiais
Data do documento: 25-Out-2022
Citação: SILVA, Sidney Manoel da. Desenvolvimento de ferramenta baseada em redes neurais para apoio a decisão na manutenção de trocadores de calor: Uma aplicação em refrigeração. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2022.
Abstract: Trocadores de calor são componentes indispensáveis na indústria da refrigeração. Nesse contexto, o controle da evolução do processo de incrustação do trocador deve ser buscado, dado que a falta de limpeza provoca ineficiência no processo de resfriamento e perdas energéticas do sistema. Desta forma, a limpeza adequada do trocador pode determinar ou promover ganhos de competitividade na organização. Porém, devido a alta complexidade para se determinar o intervalo de limpeza de um trocador de calor, métodos computacionais de regressão surgem como ferramentas que auxiliam na tomada de decisão. Para tal, o presente trabalho objetiva desenvolver um modelo computacional capaz de identificar de forma indireta a incrustação de um trocador de calor, onde tal modelo sirva como base para a elaboração de uma ferramenta de apoio à decisão. Para isto, dados de um trocador de calor foram coletados e implementados em dois modelos de regressão, sendo um modelo de regressão linear múltipla e um modelo de rede neural. Os resultados do trabalho permitiram concluir que a regressão linear múltipla não foi uma boa preditora para se determinar a incrustação do equipamento. Entretanto, o modelo de rede neural artificial se mostrou aderente ao problema, visto que foi possível se obter mais de 96% de acertos nas previsões utilizando uma rede neural do tipo MLP Multilayer Perceptron. A partir dessa constatação, foi possível ainda realizar a implantação desta rede em um sistema de computação em nuvem de modo que técnicos e gestores de manutenção se beneficiem da ferramenta.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47859
Aparece nas coleções:TCC- Engenharia de Produção - Bacharelado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Sidney Manoel da Silva.pdf3,64 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons