Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47886

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorFREITAS, João Francisco Liberato de-
dc.contributor.authorMORAIS, Bruno Henrique Ferreira de-
dc.date.accessioned2022-11-23T14:46:27Z-
dc.date.available2022-11-23T14:46:27Z-
dc.date.issued2022-11-11-
dc.date.submitted2022-11-23-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47886-
dc.description.abstractÉ um fato que os enfoques e o entendimento sobre educação e, focando no presente trabalho, o ensino de física foi mudando com o tempo até alcançar a forma como é realizada nos dias atuais. A maneira como se ensina física é alvo de discussões entre os profissionais da área que se desdobram na busca pelo desenvolvimento de metodologias inovadoras de ensino tanto para alunos do nível fundamental quanto para o ensino médio. Essa busca constante em aprimorar o ensino tem como objetivo garantir não apenas a aprendizagem, mas, a formação integral do estudante. Nesse sentido, surgem técnicas como a utilização de experimentos práticos que trazem vivências do cotidiano para sala de aula, facilitando e ampliando as percepções do aluno sobre o tema. Assim, esse trabalho apresenta, inicialmente, um recorte sobre como a educação e o ensino de física no Brasil foram mudando seu enfoque com o tempo e mostra a utilização da prática experimental como metodologia de ensino de física. Posteriormente, é apresentada a construção de um kit didático simples (experimento) de link de comunicações ópticas utilizando um laser para transmitir informações de um ponto a outro. O experimento utiliza uma onda eletromagnética no espectro visível da cor vermelha para facilitar o entendimento e visualização de como é realizada a transferência de dados no espaço livre. Além disso, é mostrada uma proposta de ensino de física por meio da utilização de sequência didática em conjunto com essa prática experimental demonstrativa de caráter investigativo. Por fim, será mostrado como tal proposta de ensino pode ser aplicada para difusão de ciência e tecnologia no ambiente escolar, e os seus objetivos.pt_BR
dc.format.extent56p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEnsino de físicapt_BR
dc.subjectPrática experimentalpt_BR
dc.subjectSequência didáticapt_BR
dc.subjectTelecomunicaçãopt_BR
dc.subjectOndas eletromagnéticaspt_BR
dc.titleKit didático simples de link de comunicações ópticas no espaço livre: abordagem para ensino de ondas eletromagnéticas e difusão de ciência e tecnologia.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4856742138587068pt_BR
dc.description.abstractxIt is a fact that the approaches and understanding about education and, focusing on the present work, the teaching of physics was changing over time until reaching the way it is performed today. The way physics is taught is the subject of discussions among professionals in the area that unfold in the search for the development of innovative teaching methodologies for both elementary and high school students. This constant search to improve teaching aims to guarantee not only learning, but the integral training of the student. In this sense, techniques such as the use of practical experiments that bring daily experiences to the classroom arise, facilitating and expanding the student's perceptions about the theme. Thus, this paper initially presents a cut out on how education and physics teaching in Brazil have changed their focus over time and shows the use of experimental practice as a methodology for teaching physics. Subsequently, the construction of a simple textbook kit (experiment) of optical communications link using a laser to transmit information from one point to another is presented. The experiment uses an electromagnetic wave in the visible spectrum of the red color to facilitate the understanding and visualization of how data is performed in free space. In addition, a proposal for physics teaching is shown through the use of didactic sequence in conjunction with this experimental practice demonstrating investigative character. Finally, it will be shown how such a teaching proposal can be applied to the dissemination of science and technology in the school environment, and its objectives.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Física – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece en las colecciones: TCC - Física - Licenciatura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC Bruno Henrique Ferreira de Morais.pdf897,52 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons