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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47918

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Título: Estratégias de comunicação digital no instagram: um estudo de caso de uma empresa de telecomunicação do Nordeste brasileiro.
Autor(es): AMORIM, Rosiane Viana de
Palavras-chave: Ambiente Digital; Estratégias Comunicação; Marketing de Conteúdo; Marketing de Relacionamento; Marketing de Influência
Data do documento: 3-Nov-2022
Citação: AMORIM, Rosiane Viana de. Estratégias de comunicação digital no instagram: um estudo de caso de uma empresa de telecomunicação do Nordeste brasileiro. 2022. Trabalho de conclusão de curso (Administração)-Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2022.
Abstract: O desenvolvimento de estratégias de comunicação é fator imprescindível para empresas que desejam se manter competitivas e ativas dentro de um mercado cada vez mais complexo. Quando não há esse desenvolvimento, as organizações costumam perder clientes e, consequentemente, maior parcela de mercado. Isto se agrava mais, quando se insere nessa questão o ambiente digital, pelo qual os clientes passam a ter maior contato com as organizações e a despejar críticas ou elogios com maior grau de interação. Dessa forma, compreender como estratégias de comunicação podem ser utilizadas (de modo correto ou não) pelas empresas, é um dos passos necessários para garantir melhores desenvolvimentos e sustentabilidade de mercado para qualquer organização, principalmente na esfera virtual. Dessa maneira, o presente trabalho visa compreender as estratégias de comunicação digital no Instagram de uma empresa de telecomunicação do Nordeste brasileiro. Para isso, o presente trabalho, promoveu um estudo de caso, adotando duas técnicas de coleta de dados, a observação online não-participante e a entrevista semiestruturada, visando compreender as estratégias digitais de comunicação no Instagram em uma empresa durante a pandemia. Como técnicas de análise, foram adotadas a Análise Semiótica de Imagem Parada e a Análise de conteúdo. Como resultados, percebeu-se que a empresa usa estratégias de marketing de influência, marketing de conteúdo e marketing de relacionamento para intensificar a comunicação com o seu público em ambiente digital. Concluiu-se que os usos de influencers celebridades podem trazer alcance, mas não repercutiu de forma efetiva no engajamento no perfil do Instagram da empresa. Ademais, em relação ao relacionamento, percebeu-se que orienta sua estratégia quase que exclusivamente, para a qualidade do atendimento. Por fim, identificaram-se problemas na construção do conteúdo postado, com baixo engajamento, especialmente pelo uso demasiado de mensagens de teor informacional em detrimento de emocional.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47918
Aparece nas coleções:TCC - Administração - Bacharelado

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