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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47927

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBONA, Viviane de-
dc.contributor.authorANDRADE JÚNIOR, Itamar Antônio de-
dc.date.accessioned2022-11-24T11:13:45Z-
dc.date.available2022-11-24T11:13:45Z-
dc.date.issued2022-10-05-
dc.date.submitted2022-11-22-
dc.identifier.citationANDRADE JÚNIOR, Itamar Antônio de. As percepções dos docentes acerca da utilização da música na Educação Infantil. 2022. 25 f. TCC (Graduação) - Curso de Pedagogia, Departamento Fundamentos Sociofilosóficos da Educação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47927-
dc.description.abstractA música é um dos elementos artísticos mais recorrentes em todas as civilizações. Na Educação Infantil, está presente no cotidiano das crianças, através das brincadeiras, cantigas populares, em datas comemorativas e apresentações. Considerando esses aspectos, a pesquisa possui o objetivo de compreender a percepção dos docentes acerca da utilização da música na Educação Infantil. Os dados foram coletados por meio de uma entrevista semi-estruturada, sendo realizada com dez (10) docentes que atuam na Educação Infantil. Os principais resultados mostram que as docentes possuem concepções em comum acerca da música, apresentando que a musicalização é um conjunto de elementos sensoriais; é parte essencial da rotina e no cotidiano das crianças; é cultural e divertido. Também dialogam sentidos para o desenvolvimento infantil parecidos, afirmando que a música ajuda na coordenação motora das crianças, favorece a linguagem, contribui na construção da personalidade e na expressão de sentimentos. Por fim, as docentes relatam que a música está presente na prática delas, em momentos específicos no cotidiano, através de instrumentos musicais e no trabalho com músicas populares.pt_BR
dc.format.extent25p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.subjectMúsicapt_BR
dc.subjectElementos musicaispt_BR
dc.subjectCriançaspt_BR
dc.subjectDesenvolvimento infantilpt_BR
dc.titleAs percepções dos docentes acerca da utilização da música na Educação Infantilpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1031731260412032pt_BR
dc.description.abstractxMusic is one of the most present artistic elements in all civilizations. In Early Childhood Education, it is present in the daily lives of children, through games, popular songs, on commemorative dates and presentations. Considering all these aspects, the present aims to understand the teachers' perception about the use of music in Early Childhood Education. Data were collected through a semi-structured interview, carried out with ten (10) teachers who work in Early Childhood Education. The main results show that the teachers have common conceptions about music, showing that musicalization is a set of sensory elements, it is an essential part of the routine and daily life of children, it is cultural and fun. They also dialogue with similar meanings for child development, stating that music helps children's motor coordination, favors language, contributes to the construction of personality and the expression of feelings. Finally, the teachers report that music is present in their practice, at specific moments in their daily lives, through musical instruments and in working with popular songs.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departamentFundamentos Sociofilosóficos da Educaçãopt_BR
dc.degree.graduationPedagogiapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia

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