Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47927

Share on

Title: As percepções dos docentes acerca da utilização da música na Educação Infantil
Authors: ANDRADE JÚNIOR, Itamar Antônio de
Keywords: Educação Infantil; Música; Elementos musicais; Crianças; Desenvolvimento infantil
Issue Date: 5-Oct-2022
Citation: ANDRADE JÚNIOR, Itamar Antônio de. As percepções dos docentes acerca da utilização da música na Educação Infantil. 2022. 25 f. TCC (Graduação) - Curso de Pedagogia, Departamento Fundamentos Sociofilosóficos da Educação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.
Abstract: A música é um dos elementos artísticos mais recorrentes em todas as civilizações. Na Educação Infantil, está presente no cotidiano das crianças, através das brincadeiras, cantigas populares, em datas comemorativas e apresentações. Considerando esses aspectos, a pesquisa possui o objetivo de compreender a percepção dos docentes acerca da utilização da música na Educação Infantil. Os dados foram coletados por meio de uma entrevista semi-estruturada, sendo realizada com dez (10) docentes que atuam na Educação Infantil. Os principais resultados mostram que as docentes possuem concepções em comum acerca da música, apresentando que a musicalização é um conjunto de elementos sensoriais; é parte essencial da rotina e no cotidiano das crianças; é cultural e divertido. Também dialogam sentidos para o desenvolvimento infantil parecidos, afirmando que a música ajuda na coordenação motora das crianças, favorece a linguagem, contribui na construção da personalidade e na expressão de sentimentos. Por fim, as docentes relatam que a música está presente na prática delas, em momentos específicos no cotidiano, através de instrumentos musicais e no trabalho com músicas populares.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47927
Appears in Collections:TCC - Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC Itamar Antônio de Andrade Júnior .docx.pdf221,48 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons