Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47929

Comparte esta pagina

Título : A representatividade feminina na Literatura Infantil
Autor : GOMES, Dayses de Souza
BATISTA, Suellen Maria de Sousa
Palabras clave : Biblioteca Escolar; Literatura infantil; Representatividade feminina; Acervo democrático
Fecha de publicación : 16-may-2022
Citación : GOMES, Dayses de Souza; BATISTA, Suellen Maria de Sousa. A representatividade feminina na Literatura Infantil. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.
Resumen : Essa pesquisa objetivou analisar de que modo as obras literárias infantis de autoria feminina são representadas no acervo da Biblioteca Escolar São Tomás de Aquino, que fica localizada no município do Recife-PE. Foi realizado um levantamento documental-bibliográfico por meio da observação sistemática da catalogação do acervo da biblioteca, através de uma abordagem metodológica quali-quantitativa, em que a pretensão foi quantificar as obras de literatura infantil, considerando o gênero do autor, bem como analisar quanto ao gênero da obra e tema central de forma descritiva-exploratória. O referencial teórico foi elaborado considerando os processos históricos e culturais que antecederam a escrita literária das mulheres, reconhecendo as limitações impostas pelas desigualdades de gêneros nesse percurso. Nos resultados, verificamos como o processo de inserção da mulher na autoria de literatura infantil reverbera até os dias atuais, estando as mulheres em maior número neste campo literário, além disso, os dados também evidenciaram que a escrita por mulheres foi ressignificada ao longo da trajetória histórica, abrangendo diferentes gêneros e temáticas.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47929
Aparece en las colecciones: TCC - Pedagogia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC DAYSES DE SOUZA GOMES E SUELLEN MARIA DE SOUSA BATISTA.pdf639,27 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons