Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47938

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorSILVA, Juliana Angeiras Batista da-
dc.contributor.authorLIMA, Ana Gabrielly Almeida de-
dc.date.accessioned2022-11-24T21:38:58Z-
dc.date.available2022-11-24T21:38:58Z-
dc.date.issued2022-10-26-
dc.date.submitted2022-11-23-
dc.identifier.citationLIMA, Ana Gabrielly Almeida de. A investigação de processos de luminescência em complexos lantanídicos como uma proposta de ensino de cinética em química. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Química-Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47938-
dc.description.abstractEste trabalho originou-se da reflexão de como processos de luminescência em complexos lantanídicos poderiam contribuir para a aprendizagem e ampliação dos conhecimentos em cinética química. Do ponto de vista educacional, foi realizada uma oficina que envolveu uma atividade investigativa em que se utilizou um programa computacional. Essa abordagem foi articulada a partir do modelo instrucional dos 5E’s, desenvolvido por Bybee et al. (2006) e da análise dos sistemas [Eu(TTA)3nL], em que TTA = tenoiltrifluoroacetonato, n = 1 ou 2 e L = 1,10-fenantrolina (PHEN) ou p- toluilsulfóxido (PTSO), investigados por Silva et al. (2000). A intervenção proposta foi realizada em três encontros estruturados na modalidade híbrida (remota e presencial), que teve a participação de quatro estudantes voluntários do curso de Química/Licenciatura da UFPE/CAA. Neles, ocorreram discussões teóricas englobando conceitos cinéticos e de luminescência, além da apresentação das características básicas dos elementos lantanídeos, ao que tange propriedades, aplicações e a investigação do sistema escolhido. Os dados obtidos foram suficientes para a compreensão e análise do potencial da proposta, sendo apontado, dentre outras conclusões, a influência do caráter motivador da abordagem investigativa para a aprendizagem, além da expansão e consolidação dos fundamentos cinéticos, em particular aqueles associados aos processos de luminescência em complexos de íons lantanídeos. Além disso, em relação as concepções prévias dos estudantes sobre aspectos do conteúdo de cinética química, observou-se que eles não demonstraram dificuldades frente a revisitação do conteúdo, mostrando a concretização da aprendizagem nas experiências vivenciadas ao longo de sua formação. Ressaltamos também o caráter pioneiro da proposta, evidenciando características marcantes do seu teor didático, particularmente, na importância das reflexões proporcionadas pelo professor durante o processo de ensino e aprendizagem e na busca e apropriação de bases teóricas pelos esforços individuais dos participantes, constituindo a capacidade de assimilação e construção do conhecimento desejado, sobretudo, pautada em sua autonomia, pela investigação individual dos problemas propostos. Ainda, os resultados obtidos permitiram a percepção de pontos que podem aprimorar a forma na qual a intervenção foi realizada, de forma a contribuir mais com a formação de estudantes nesse nível de formação.pt_BR
dc.format.extent91p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectCinéticapt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectLuminescênciapt_BR
dc.subjectLantanídeospt_BR
dc.titleA investigação de processos de luminescência em complexos lantanídicos como uma proposta de ensino de cinética em química.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coFREITAS, Ana Paula de Souza de-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5513631615702146pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6140635670089223pt_BR
dc.description.abstractxThis work originated from the reflection on how luminescence processes in lanthanide complexes could contribute to the learning and expansion of knowledge in chemical kinetics. From an educational point of view, a workshop was held that involved an investigative activity in which a computer program was used. This approach was articulated from the instructional model of the 5E's, developed by Bybee et al. (2006) and analysis of the systems of type [Eu(TTA)3nL], where TTA = thenoyltrifluoroacetonate, n = 1 or 2 and L = 51,10-phenantroline (PHEN) or p-tolyl sulfoxide (PTSO), investigated by Silva et al. (2000) and in the proposition of a kinetic model suitable for the adequate description of the luminescent properties of these systems. The proposed intervention was carried out in three structured meetings in the hybrid modality (remote and presential), with the participation of four volunteer students from the Chemistry/Licentiate course at UFPE/CAA. In them, theoretical discussions took place encompassing kinetic and luminescence concepts, in addition to the presentation of the basic characteristics of the lanthanide elements, regarding properties, applications and the investigation of the chosen system. The data obtained were sufficient to understand and analyze the potential of the proposal, pointing out, among other conclusions, the influence of the motivating character of the investigative approach to learning, in addition to the expansion and consolidation of the kinetic foundations, in particular those associated with the processes of luminescence in lanthanide ion complexes. In addition, in relation to the students' previous conceptions about aspects of the chemical kinetics content, it was observed that they did not show difficulties in revisiting the content, showing the realization of learning in the experiences lived throughout their training. We also emphasize the pioneering character of the proposal, evidencing outstanding characteristics of its didactic content, particularly in the importance of the reflections provided by the teacher during the teaching and learning process and in the search and appropriation of theoretical bases by the individual efforts of the participants, constituting the ability to assimilation and construction of the desired knowledge, above all, based on their autonomy, through the individual investigation of the proposed problems. Also, the results obtained allowed the perception of points that can improve the way in which the intervention was carried out, in order to contribute more to the training of students at this level of training.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Exatas e da Terra::Químicapt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Química – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/4321016867381686pt_BR
Aparece en las colecciones: TCC - Química - Licenciatura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC Ana Gabrielly Almeida de Lima.pdf2,99 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons