Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47947

Compartilhe esta página

Título: Oficina artística: uma proposta para o ensino de ácidos e bases a partir de uma abordagem contextualizada e da utilização das antocianinas como recurso didático e visual.
Autor(es): SOUSA, Jaudilânia Barbosa de
Palavras-chave: Ensino de Química; oficina temática; indicadores naturais; antocianinas
Data do documento: 8-Nov-2022
Citação: SOUSA, Jaudilânia Barbosa de. Oficina artística: uma proposta para o ensino de ácidos e bases a partir de uma abordagem contextualizada e da utilização das antocianinas como recurso didático e visual. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Química- Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2022.
Abstract: Diante das dificuldades atribuídas ao ensino de química, bem como a ausência da contextualização e do entusiasmo do aluno para adentrar nos saberes e procedimentos desta ciência, este trabalho buscou propor e avaliar uma intervenção didática que vinculasse o conteúdo à experimentação de maneira diferenciada e motivadora. Desta feita, foi desenvolvida uma oficina temática para a abordagem dos conceitos de ácidos e bases sob a realização de uma prática experimental artística. Em suma, a intervenção envolveu inicialmente a realização de testes referentes à preparação de um papel indicador de pH por meio de extratos brutos de antocianinas. O preparo fez uso da flor Hibiscus rosa-sinensis, que apresentou a melhor pigmentação para confecção do papel indicador de pH, neste caso, o papel aquarela, escolhido mediante a melhor absorção do extrato e reação com substâncias de caráter ácido e básico presentes no cotidiano. Com isto, os materiais produzidos (papel indicador e extrato) foram utilizados em uma oficina temática contextualizada, na qual foram discutidos e refletidos os conceitos relacionados ao conteúdo, instigando o pensamento crítico e a mobilização de aspectos cognitivos do conteúdo. A oficina foi realizada em uma turma do 2° ano do ensino médio de uma escola pública no interior de Pernambuco. Os dados obtidos evidenciaram as contribuições da proposta para a aprendizagem, dada a constatação da melhoria da assimilação dos conceitos pelos estudantes, ao que atribuímos à redução da abstração no ensino das teorias ácido-base, diferente do ensino convencional meramente expositivo. Assim, além de se apresentar como um recurso didático valioso para educação, a proposta se articula a materiais alternativos e de baixo custo, dada a abundância da flor escolhida, facilmente encontrada em diferentes localidades, bem como dos produtos de uso doméstico e comum. Por fim, ressaltamos como ponto de aprimoramento, a possível obtenção, em trabalhos futuros, de produtos que se qualifiquem como substâncias ácidas e básicas, que possuam uma maior variedade dentro da escala de pH, diversificando a paleta de cores evidenciada para representação visual das práticas artísticas.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47947
Aparece nas coleções:TCC - Química - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Jaudilânia Barbosa de Sousa.pdf966,34 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons