Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47949

Compartilhe esta página

Título: A inteligência emocional a partir da perspectiva dos estudantes de pedagogia do Centro Acadêmico do Agreste.
Autor(es): ALMEIDA, Ilayne Viana de
Palavras-chave: Inteligência emocional; Emoções; Estudantes de pedagogia.
Data do documento: 4-Nov-2022
Citação: ALMEIDA, Ilayne Viana de. A inteligência emocional a partir da perspectiva dos estudantes de pedagogia do Centro Acadêmico do Agreste. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2022.
Abstract: Este trabalho visa apresentar como os estudantes do curso de graduação em Pedagogia da Universidade Federal de Pernambuco – Centro Acadêmico do Agreste, compreendem e percebem a Inteligência Emocional no processo de sua formação. Apresentamos uma discussão acerca das emoções, o efeito que possuem sobre os seres humanos e como a Inteligência Emocional tem relevância a partir disto. Inteligência esta que, discutida aqui a luz dos escritos de Goleman (1997), vem a definir-se como a habilidade de identificar as emoções em si e em outros, gerenciar suas próprias emoções e em seus relacionamentos, e automotivar-se. A pesquisa desenvolvida teve caráter qualitativo, e utilizou de questionário autoaplicável, com questões fechadas e abertas. Participaram da pesquisa 50 estudantes dos períodos iniciais (primeiro e segundo períodos) e 30 estudantes dos períodos finais (oitavo e nono períodos) do curso de pedagogia. Entre os achados da pesquisa destacamos que em comparativo, os estudantes dos últimos períodos apresentam mais características das habilidades de autoconsciência e reconhecimento das emoções alheias, enquanto os de períodos iniciais apresentam mais características de controle emocional e automotivação; também podemos destacar acerca do trabalho da universidade para com a inteligência emocional, que apesar de existente, mostra-se escassa.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47949
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Ilayne Viana de Almeida.pdf1,07 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons