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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47972

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorGUIMARÃES, Ricardo Lima-
dc.contributor.authorNEVES, Arthur Marcelino de Lima-
dc.date.accessioned2022-11-25T19:53:03Z-
dc.date.available2022-11-25T19:53:03Z-
dc.date.issued2022-11-10-
dc.date.submitted2022-11-25-
dc.identifier.citationNEVES, Arthur Marcelino de Lima. Jogo coliseu orgânico: o uso de jogos do tipo battle card game no ensino de estereoquímica de compostos orgânicos. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Química - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47972-
dc.description.abstractO lúdico está altamente difundido em nossa sociedade, este elemento é capaz de provocar diversas sensações e emoções nos mais diversos indivíduos. Os jogos simplesmente propõem uma realidade alternativa que é em sua essência improdutiva, mas que gera prazer e impacta o jogador que é imerso nessa realidade. Desta forma, o usuário se alinha com a intencionalidade que o jogo tem a apresentar. Com estas características, os jogos são utilizados para os mais diversos fins, principalmente para a educação, e no caso, o ensino de Química. Neste trabalho, intitulado como “Coliseu Orgânico” é utilizado um battle card game para abordar o conteúdo de estereoquímica de compostos orgânicos, a fim de entender quais as contribuições do jogo elaborado na aprendizagem, objetivando diversos fins como o processo de aprendizagem e socialização dos conhecimentos, bem como no processo avaliativo, se tornando assim uma ferramenta válida para o professor. A aplicação do jogo ocorreu no Campus Agreste da Universidade Federal de Pernambuco envolvendo os alunos que já tiveram contato com a disciplina de Química Orgânica I. Foram analisadas as potencialidades do jogo com os dados obtidos através desta aplicação e a resolução de um questionário contendo afirmações (em escala de concordância) e questões abertas, para uma melhor compreensão das impressões dos alunos sobre o jogo. Para a aplicação, os participantes se dividiram em duas equipes que se enfrentarem sob as regras do jogo, explicadas imediatamente antes do início da partida. Isto posto, os resultados obtidos do jogo, seja ao longo da disputa, seja nas respostas coletadas no questionário em momento posterior, evidenciaram que o jogo apresenta fortes sinais de que a competitividade estimula o engajamento e que os posicionamentos constantes favorecem a socialização dos conhecimentos e consequentemente potencializa o êxito em alcançar as intenções do uso de um jogo voltado ao ensino de química.pt_BR
dc.format.extent54p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectBattle card gamespt_BR
dc.subjectEnsino de químicapt_BR
dc.subjectEstereoquímicapt_BR
dc.titleJogo coliseu orgânico: o uso de jogos do tipo battle card game no ensino de estereoquímica de compostos orgânicos.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttps://lattes.cnpq.br/3831513402819499pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8569508557507316pt_BR
dc.description.abstractxThe ludic is highly widespread in our society, this element is capable of provoking different sensations and emotions in the most diverse individuals. Games simply propose an alternative reality that is essentially unproductive, but which generates pleasure and impacts the player who is immersed in this reality. In this way, the user is aligned with the intentionality that the game has to present. With these characteristics, games are used for the most diverse purposes, mainly for education, and in this case, the teaching of Chemistry. In this work, entitled “Organic Coliseum”, a battle card game is used to address the stereochemistry content of organic compounds, in order to understand the contributions of the game elaborated in learning, aiming at various purposes such as the learning process and socialization of knowledge, as well as in the assessment process, thus becoming a valid tool for the teacher. The application of the game was at the Campus Agreste of the Federal University of Pernambuco involving students who had already had contact with the discipline of Organic Chemistry I. The potential of the game was analyzed with the data obtained through this application and the resolution of a survey containing statements (in agreement scale) and open questions, for a better understanding of the students' impressions about the game. For the application, the participants were divided into two teams that faced each other under the rules of the game, explained immediately before the start of the game. In conclusion, the results obtained from the game, either during the dispute or in the answers collected in the questionnaire at a later time, showed that the game presents strong signs that competitiveness favors engagement and the constant stand favors the socialization of knowledge and consequently enhances the success in achieving the intentions of using a game aimed at teaching chemistry.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Química – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0001-8381-2968pt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Química - Licenciatura

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