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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47986
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Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
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dc.contributor.advisor | FRANCO, Maria Joselma do Nascimento | - |
dc.contributor.author | SANTOS, Regina Celí da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2022-11-26T13:02:38Z | - |
dc.date.available | 2022-11-26T13:02:38Z | - |
dc.date.issued | 2022-11-03 | - |
dc.date.submitted | 2022-11-25 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Regina Celí da Silva. A educação do campo enquanto instrumento de emancipação, luta política e constituição identitária. 2022. 39 f. TCC (Graduação) - Curso de Pedagogia, Centro Acadêmico do Agreste, Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47986 | - |
dc.description.abstract | O artigo toma como objeto a“Educação do campo enquanto emancipação, luta política e constituição identitária”.Temos por objetivo compreender de que maneira os movimentos sociais contribuem para que a educação no campo seja um instrumento emancipatório de luta política e de constituição identitária dos sujeitos campesinos. Nessa direção, tomamos como categorias teóricas: Educação do campo e seus sujeitos: construindo caminhos emancipatórios; A formação política no contexto campesino enquanto instrumento de luta e formação identitária referenciada na perspectiva cultural e Relações de poder entre a gestão municipal e os movimentos sociais: quando a hegemonia do poder se disfarça de povo em meio a população. Do ponto de vista metodológico partimos de uma abordagem qualitativa. O procedimento para produção dos dados foi a análise documental e a entrevista semi estruturada. Os participantes foram o presidente e o vice-presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais e dois professores atuantes na educação do campo e peretencentes ao Sindicato dos Professores. Os achados da pesquisa apontam que quanto indicação nos marcos regulatórios da Educação do Campo, dos instrumentos de formação dos seus sujeitos, estes são: o apoio pedagógico aos estudantes, uma infraestrutura adequada, os recursos didáticos e a conteúdos que dialoguem com as singularidades e cultura campesina. Quanto as contribuições dos Movimentos Sociais campesinos na formação emancipatória, a luta política e cultural dos sujeitos, temos que: os movimentos sociais não têm contribuído para que a Educação do Campo valorize os conhecimentos do território e possa quebrar o paradigma da educação urbanocêntrica, o que mostra que nem os instrumentos presentes no marco regulatório e nem mesmo as contribuições dos Movimentos Sociais na perspectiva da formação emancipatória estão presentes no cotidiano das escolas do território. Nesta perspectiva, urge o trato na valorização da identidade, contemplação da diversidade do campo em seus diferentes aspectos: sociais, culturais, políticos, econômicos, de gênero, geração e etnia, na busca pela reconstituição da formação dos sujeitos no território a partir do paradigma da Educação do Campo pautado na classe trabalhadora. | pt_BR |
dc.format.extent | 36p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Educação do Campo | pt_BR |
dc.subject | Movimentos Sociais | pt_BR |
dc.subject | Emancipação | pt_BR |
dc.subject | Identidade | pt_BR |
dc.title | A educação do campo enquanto instrumento de emancipação, luta política e constituição identitária. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/7354094251699882 | pt_BR |
dc.description.abstractx | The article takes as its object the "Education of the field as emancipation, political struggle and identity constitution". We aim to understand how social movements contribute to education in the field being an emancipatory instrument of political struggle and identity constitution of peasant subjects. In this sense, we take as theoretical categories: Education of the field and its subjects: building emancipatory paths; Political formation in the peasant context as an instrument of struggle and identity formation referenced in the cultural perspective and Power relations between municipal management and social movements: when the hegemony of power disguises itself as a people among the population. From a methodological point of view we start from a qualitative approach. The procedure for data production was documental analysis and semi-structured interviews. The participants were the president and vice-president of the Rural Workers Union and two teachers working in the education of the field and belonging to the Teachers' Union. The research findings indicate that regarding the indication in the regulatory frameworks of Field Education, of the instruments of formation of its subjects, these are: pedagogical support to students, an adequate infrastructure, teaching resources and content that dialogue with the singularities and peasant culture. As for the contributions of peasant Social Movements in emancipatory formation, the political and cultural struggle of the subjects, we have to: social movements have not contributed to the importance of country education and can break the paradigm of urban-centric education, which shows that neither the instruments present in the regulatory framework nor even the contributions of social movements from the perspective of emancipatory formation are present in the daily life of the schools of the territory. In this perspective, the treatment is urgent in valuing identity, contemplating the diversity of the field in its different aspects: social, cultural, political, economic, gender, generation and ethnicity, in the search for the reconstitution of the formation of subjects in the territory from the paradigm of Field Education based on the working class. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Graduação em Pedagogia | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | TCC - Pedagogia - Licenciatura |
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