Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48022

Compartilhe esta página

Título: UTILIZAÇÃO DA TECNOLOGIA BIM PARA COMPATIBILIZAÇÃO DE PROJETOS E PLANEJAMENTO DE OBRAS: estudo de caso em um complexo de educação infantil no município de Vertentes-PE
Autor(es): LIMA, Maria Eulália das Chagas
Palavras-chave: Tecnologia BIM; ; ;; Compatibilização de projetos; Planejamento de obras; Orçamento
Data do documento: 3-Nov-2022
Citação: LIMA,Maria Eulália.UTILIZAÇÃO DA TECNOLOGIA BIM PARA COMPATIBILIZAÇÃO DE PROJETOS E PLANEJAMENTO DE OBRAS: estudo de caso em um complexo de educação infantil no município de Vertentes-PE.2022.Trabalho de Conclusão de Curso ( Bacharelado em Engenharia Civil) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru,2022.
Abstract: A construção civil no Brasil apresenta diversas falhas na produção e compatibilização de projetos, que impactam no planejamento. Tais falhas poderiam ser reduzidas com a aplicação de softwares contendo uma tecnologia que permita a integração e interoperabilidade de projetos. Entre as técnicas existentes no mercado, a tecnologia BIM (Building Information Modeling) permite otimizar os processos pré-construtivos, por meio da organização, compatibilização e previsão dos dados de projetos. Neste trabalho, foi explorado o universo BIM aplicado na construção civil, com o objetivo de avaliar a sua capacidade de compatibilização, planejamento, custo-benefício em uma obra e o modo como ele auxilia ou não o profissional de engenharia em diversos aspectos. Para isto, foi utilizado como estudo de caso um projeto de um complexo educacional infantil, situado na cidade de Vertentes, no estado de Pernambuco. O projeto foi fornecido pela arquiteta Renata Gabrielle, por meio de um arquivo em DWG (DraWinG format). Porém, para que fosse possível realizar o estudo de caso, fez-se necessária a realização da modelagem arquitetônica, como também dos projetos complementares estrutural, hidrossanitário e elétrico, com o uso do software Revit. Em seguida, fez-se a compatibilização destes projetos pelo Navisworks e, posteriormente, o orçamento através do OrçaFascio, obtendo um modelo bastante próximo à realidade. O uso do BIM possibilitou uma melhor visualização dos projetos, como também a redução de erros por falta de compatibilidade dos projetos, além da rápida obtenção dos quantitativos de materiais e serviços, etapa essencial para a obtenção do orçamento e planejamento da obra. Com estes dados, torna-se possível fazer a simulação e visualização das etapas da construção ao longo do tempo, conforme o cronograma estabelecido. A quantidade de dados obtidos e a velocidade de algumas etapas, dentre outras características, mostraram que a metodologia utilizada neste trabalho pode ser de grande valia ao profissional da construção civil, por possibilitar a realização da modelagem dos projetos, verificação de conflitos entre eles, a orçamentação e2 cronograma físico-financeiro e a simulação com rapidez, eficiência e precisão.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48022
Aparece nas coleções:TCC- Engenharia Civil - Bacharelado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC MARIA EULÁLIA - COM CORREÇÕES.pdf2,61 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons