Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48075

Compartilhe esta página

Título: Corpos em cis-heterodissidência no polo tecnológico pernambucano : vivências LGBTI em um ambiente fomentado por políticas organizacionais de diversidade
Autor(es): MONTENEGRO, Francisco Ferreira Pires de Albuquerque
Palavras-chave: Direitos humanos; Cisheterodissidência; Trabalho decente; Gestão da diversidade - LGBTI
Data do documento: 2-Set-2022
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: MONTENEGRO, Francisco Ferreira Pires de Albuquerque. Corpos em cis-heterodissidência no polo tecnológico pernambucano: vivências LGBTI em um ambiente fomentado por políticas organizacionais de diversidade. 2022. Dissertação (Mestrado em Direitos Humanos) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.
Abstract: Partindo do pressuposto de que o trabalho e os direitos sexuais são direitos humanos, indissociáveis e interrelacionados, a presente pesquisa se caracteriza como um estudo qualitativo, exploratório, descritivo, de corte transversal e se volta à análise das vivências de pessoas cis-heterodissidentes no âmbito do polo tecnológico pernambucano. Majoritariamente marcado por um perfil específico de profissional (homem, cis, hetero e branco), o ramo de Tecnologia e Inovação espelha um campo em que as disputas diárias de pessoas LGBTI desafiam lógicas androcêntricas, inscritas em uma matriz de inteligibilidade cis- heteronormativa. Por intermédio de um estudo de caso, esta dissertação tem como locus de pesquisa uma única organização que adota expressamente políticas em favor de pessoas LGBTI e pretende analisar a conexão entre ditas práticas e a percepção das pessoas trabalhadoras que lhes são destinatárias. A partir da reunião de documentos oficialmente divulgados pela organização, de observação não participante em grupo de afinidade, além da realização de entrevistas compreensivas com profissionais autodeclarados LGBTI, foi possível compreender a abordagem empresarial em relação às temáticas de gênero e de orientação sexual e observar como se operam empiricamente as políticas organizacionais relacionadas à temática da diversidade LGBTI. Como resultados, o estudo identificou que, para além de visões binárias que antagonizam casos de negócio e práticas organizacionais solidárias, a adoção de políticas pró-LGBTI pode apontar para um caminho diferenciado de atuação empresarial, com vistas à consolidação de um ambiente laboral em que estão presentes liberdade, respeito, equidade, segurança e dignidade.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48075
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Direitos Humanos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Francisco Ferreira Pires de Albuquerque Montenegro.pdf4,76 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons