Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48116
Share on
Title: | Avaliação de risco em projetos: metodologia e aplicação em projetos de linhas de Body-in-White |
Authors: | POGGI, Thiago de França |
Keywords: | Engenharia mecânica; Avaliação quantitativa de riscos; Body-in-white; simulação de Monte Carlo; Montadora de veículos; Modelagem probabilística |
Issue Date: | 26-Aug-2022 |
Citation: | POGGI, Thiago de França. Avaliação de risco em projetos: metodologia e aplicação em projetos de linhas de Body-in-White. 2022. 80 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia Mecânica, Centro de Tecnologia e Geociências, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022 |
Abstract: | A indústria automotiva, em seu processo produtivo nas montadoras de veículos, se subdivide em etapas, onde se encontra o body-in-white (BiW) (i.e, etapa da produção em que se forma a carroceria). De modo a expandir o número de modelos diferentes a serem produzidos em uma fábrica, utiliza-se da estratégia de produção de veículos de diferentes modelos sob a mesma plataforma. Diante disso, projetos de inclusão de novos modelos no mix produtivo implicam em gerar modificações das linhas de produção e estão expostos a riscos relevantes. Com isso, este trabalho tem como objetivo propor uma metodologia para avaliação quantitativa de riscos em projetos de body-in-white através da aplicação em um caso real em uma montadora de veículos no Brasil. A metodologia proposta tem cinco passos, i.e.: (i) identificar e avaliar qualitativamente os riscos envolvidos através da análise preliminar de riscos; (ii) avaliar a frequência desses riscos através da técnica Program Evaluation and Review Technique e da curva gaussiana, estimando uma faixa de probabilidade para o tempo necessário de se finalizar o projeto; (iii) avaliar as consequências e impactos destes riscos; (iv) quantificar e categorizar os riscos através da simulação de Monte Carlo de modo a estimar uma faixa de probabilidade de extracusto do projeto (i.e., custo extra além do esperado), bem como definir uma categoria de risco para o extracusto do projeto, auxiliando na decisão de quanto deve ser a reserva emergencial (i.e, valor monetário reservado para custear os riscos do projeto) e na comunicação dos riscos para as partes interessadas. Através da metodologia aplicada, foi possível verificar que, diante dos 66 cenários identificados, existe a probabilidade de 37% de o projeto se estender por mais de 200 dias, e que o projeto se encontra na categoria de risco Alto (i.e, mais de 20% de probabilidade do extracusto estar acima de 20% do custo esperado do projeto). |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48116 |
Appears in Collections: | (TCC) - Engenharia Mecânica |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC - THIAGO DE FRANCA POGGI.pdf | 2,84 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is protected by original copyright |
This item is licensed under a Creative Commons License