Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48157
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | SILVA, Rejane Dias da | - |
dc.contributor.author | PEREIRA, Fabiano Elias | - |
dc.date.accessioned | 2022-12-13T11:29:33Z | - |
dc.date.available | 2022-12-13T11:29:33Z | - |
dc.date.issued | 2022-09-30 | - |
dc.identifier.citation | PEREIRA, Fabiano Elias. A prática docente nos cursos de graduação em engenharia: um estudo das representações sociais compartilhadas entre os docentes. 2022. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48157 | - |
dc.description.abstract | A presente dissertação tem por intuito compreender a prática docente universitária no cenário do curso de graduação das engenharias, com base nas representações sociais da prática pedagógica dos professores dos centros de ensino de engenharia das instituições federais de ensino localizadas no âmbito da Região Metropolitana do Recife (RMR). Especificamente, objetivamos: identificar as representações sociais dos professores sobre a prática docente, analisando as estruturas internas das representações sociais sobre a prática docente dos professores dos cursos de engenharia das universidades federais de Pernambuco e indicando as relações entre as possíveis representações sociais e a prática pedagógica desses professores. A pesquisa se embasa na Teoria das Representações Sociais (TRS), que tem Serge Moscovici (2007) como gênese e principal autor. Seguindo a abordagem estruturalista da teoria, baseado em Jean Claude-Abric, aplicamos técnicas de coleta e análise dos dados consonantes, com o uso da Técnica de Associação Livre de Palavras (TALP) e entrevistas semiestruturadas, com análise de conteúdo sustentada em Bardin (2011). 50 professores participaram, dando origem a 50 questionários TALP e 7 entrevistas semiestruturadas. Os dados obtidos resultaram em um campo semântico que permeia três categorias: pedagógica, profissional e interacional. A primeira emerge como principal categoria semântica, seguida das demais. Demonstram uma representação do objeto concentrada em termos já consolidados numa prática docente tradicional, entendendo-a como relacionada ao ensino, aprendizagem e metodologias. Isso se assenta no tipo de formação e trajetória profissional dos docentes. Demonstra raso processo de mudança, indicando uma representação voltada a uma prática docente que busca se centrar no aluno e na sua formação mais humanizada. Esta dissertação se encontra inserida vinculada a um projeto maior, a Rede Internacional de Pesquisas sobre o Desenvolvimento Profissional de Professores – RIDEP. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CAPES | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Práticas pedagógicas | pt_BR |
dc.subject | Práticas docentes | pt_BR |
dc.subject | Representações sociais | pt_BR |
dc.title | A prática docente nos cursos de graduação em engenharia : um estudo das representações sociais compartilhadas entre os docentes | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/1751686101263878 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/1774595988893157 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Educacao | pt_BR |
dc.description.abstractx | The present dissertation aims to understand the university teaching practice in the scenario of the undergraduate engineering course, based on the social representations of the pedagogical practice of the teachers of the engineering teaching centers of the federal educational institutions located within the Metropolitan Region of Recife (MRR). Specifically, we aim to: identify the social representations of teachers about teaching practice, analyzing the internal structures of social representations about the teaching practice of professors of engineering courses at federal universities in Pernambuco and indicating the relationships between possible social representations and pedagogical practice of these teachers. The research is based on the Theory of Social Representations (TRS), which has Serge Moscovici (2007) as its genesis and main author. Following the structuralist approach of the theory, based on Jean Claude-Abric, we apply techniques for collecting and analyzing consonant data, using the Free Word Association Technique (TALP) and semi-structured interviews, with content analysis supported by Bardin (2011). 50 teachers participated, giving rise to 50 TALP questionnaires and 7 semi-structured interviews. The data obtained resulted in a semantic field that permeates three categories: pedagogical, professional and interactional. The first emerges as the main semantic category, followed by the others. They demonstrate a representation of the object concentrated in terms already consolidated in a traditional teaching practice, understanding it as related to teaching, learning and methodologies. This is based on the type of training and professional trajectory of teachers. It demonstrates a shallow process of change, indicating a representation focused on a teaching practice that seeks to focus on the student and on their more humanized training. This dissertation is linked to a larger project, the International Research Network on the Professional Development of Teachers – RIDEP. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Fabiano Elias Pereira.pdf | 1,56 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons