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Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48157

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Title: A prática docente nos cursos de graduação em engenharia : um estudo das representações sociais compartilhadas entre os docentes
Authors: PEREIRA, Fabiano Elias
Keywords: Práticas pedagógicas; Práticas docentes; Representações sociais
Issue Date: 30-Sep-2022
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Citation: PEREIRA, Fabiano Elias. A prática docente nos cursos de graduação em engenharia: um estudo das representações sociais compartilhadas entre os docentes. 2022. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.
Abstract: A presente dissertação tem por intuito compreender a prática docente universitária no cenário do curso de graduação das engenharias, com base nas representações sociais da prática pedagógica dos professores dos centros de ensino de engenharia das instituições federais de ensino localizadas no âmbito da Região Metropolitana do Recife (RMR). Especificamente, objetivamos: identificar as representações sociais dos professores sobre a prática docente, analisando as estruturas internas das representações sociais sobre a prática docente dos professores dos cursos de engenharia das universidades federais de Pernambuco e indicando as relações entre as possíveis representações sociais e a prática pedagógica desses professores. A pesquisa se embasa na Teoria das Representações Sociais (TRS), que tem Serge Moscovici (2007) como gênese e principal autor. Seguindo a abordagem estruturalista da teoria, baseado em Jean Claude-Abric, aplicamos técnicas de coleta e análise dos dados consonantes, com o uso da Técnica de Associação Livre de Palavras (TALP) e entrevistas semiestruturadas, com análise de conteúdo sustentada em Bardin (2011). 50 professores participaram, dando origem a 50 questionários TALP e 7 entrevistas semiestruturadas. Os dados obtidos resultaram em um campo semântico que permeia três categorias: pedagógica, profissional e interacional. A primeira emerge como principal categoria semântica, seguida das demais. Demonstram uma representação do objeto concentrada em termos já consolidados numa prática docente tradicional, entendendo-a como relacionada ao ensino, aprendizagem e metodologias. Isso se assenta no tipo de formação e trajetória profissional dos docentes. Demonstra raso processo de mudança, indicando uma representação voltada a uma prática docente que busca se centrar no aluno e na sua formação mais humanizada. Esta dissertação se encontra inserida vinculada a um projeto maior, a Rede Internacional de Pesquisas sobre o Desenvolvimento Profissional de Professores – RIDEP.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48157
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Educação

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