Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48337
Compartilhe esta página
Título: | 169 anos ensinando música : Uma análise do processo de formação de cinco diferentes gerações de clarinetistas de uma banda filarmônica sesquicentenária pernambucana |
Autor(es): | PALHA, José Guilherme Carneiro |
Palavras-chave: | Música e Sociedade; Educação musical; Banda filarmônica; Ensino instrumental; Clarinete |
Data do documento: | 21-Set-2022 |
Editor: | Universidade Federal de Pernambuco |
Citação: | PALHA, José Guilherme Carneiro. 169 anos ensinando música: Uma análise do processo de formação de cinco diferentes gerações de clarinetistas de uma banda filarmônica sesquicentenária pernambucana. 2022. Dissertação (Mestrado em Música) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022. |
Abstract: | Esta pesquisa apresenta uma análise sobre o processo de formação de cinco diferentes gerações de clarinetistas que atualmente integram a Sociedade de Cultura Artística 22 de Novembro, localizada no município de Paudalho-PE. Ao longo de seus 169 anos, esta banda filarmônica sesquicentenária tem contribuído de maneira relevante para a difusão da aprendizagem musical pelos indivíduos residentes na comunidade local e regiões vizinhas. Através da pesquisa documental foi possível obter informações sobre o passado histórico da referida banda de música, além de um melhor entendimento sobre a estruturação do processo de aprendizagem na instituição em épocas anteriores às gerações de clarinetistas entrevistadas na pesquisa. As entrevistas semiestruturadas realizadas com os participantes ofereceram respostas aos objetivos específicos propostos: identificar quais os materiais didáticos disponíveis na Sociedade de Cultura Artística 22 de Novembro entre as diferentes gerações de clarinetistas; analisar como esses clarinetistas percebem o processo de aprendizagem vivenciado na Sociedade de Cultura Artística 22 de Novembro e analisar a influência do contexto social no processo de aprendizagem desses músicos. Os objetivos da pesquisa se articulam com a noção de habitus, formulada por Pierre Bourdieu e discutida por Lahire (2002; 2005) ao considerar a atuação de disposições individuais mais específicas para a configuração de uma biografia por parte do indivíduo. Durante a investigação verificou-se que ocorreram mudanças no processo de aprendizagem da clarineta na Sociedade de Cultura Artística 22 de Novembro ao longo das gerações entrevistadas e que estas aconteceram em função das escolhas feitas por alguns dos participantes em não permanecerem restritos ao conhecimento musical adquirido no contexto da banda de música, os quais, num certo momento de suas vidas, optaram por desenvolver suas habilidades musicais em outros espaços educacionais. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48337 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Música |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO José Guilherme Carneiro Palha.pdf | 4,37 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons