Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48349
Compartilhe esta página
Título: | Análise da viabilidade econômica e financeira do uso de veículos elétricos na frota de uma empresa de transporte urbano de cargas |
Autor(es): | FIGUEIREDO, Matheus de Araújo |
Palavras-chave: | Engenharia mecânica; Caminhão elétrico; Transporte urbano de cargas; Viabilidade econômica; Setor de transportes; Análise financeira |
Data do documento: | 28-Abr-2021 |
Citação: | FIGUEIREDO, Matheus de Araújo. Análise da viabilidade econômica e financeira do uso de veículos elétricos na frota de uma empresa de transporte urbano de cargas. 2021. 156 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia Mecânica, Centro de Tecnologia e Geociências, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021. |
Abstract: | Em um cenário de mudanças climáticas e de busca pelo desenvolvimento de atividades econômicas de maneira sustentável, o setor de transportes, no qual está inserido o transporte urbano de cargas, é responsável por 44% das emissões de gases de efeito estufa no Brasil. Com a mudança do mercado consumidor e o crescimento do comercio eletrônico, essa modalidade de transporte ganhou uma intensidade e relevância ainda maior na última década. O veículo elétrico tem um grande potencial de redução das emissões geradas pelo setor de transporte, mas a sua adesão ainda é baixa e os estudos têm se concentrado mais nos temas relacionados ao transporte de passageiros. Considerando esse contexto, esse estudo teve como objetivo analisar a viabilidade econômica e financeira da utilização de caminhões elétricos no transporte urbano de cargas e verificar se a busca de eficiência interna de custos está ou não dissociada de impactos externos positivos. Foi realizada uma análise de uma empresa transportadora de cargas da região metropolitana da cidade do Recife e uma verificação das informações relacionadas aos veículos elétrico e diesel em estudos correlatos, artigos da imprensa e divulgações dos fabricantes. Com essas informações foram projetados vários cenários de substituição do veículo diesel pelo veículo elétrico, para os quais foram construídos demonstrativos de resultados, realizadas avaliações econômica e financeira e comparação dos resultados obtidos. Também foi estimado um cenário diferente do da transportadora avaliada para entender o impacto da utilização do caminhão elétrico no resultado de uma empresa que trabalhe com outras conjunturas de aproveitamento da frota. Concluiu-se que a substituição pelo veículo elétrico não é viável na conjuntura específica da empresa analisada, mas que em cenários possíveis de aproveitamento da frota os impactos externos positivos não estão dissociados de uma eficiência interna de custos, sendo possível obter ambos simultaneamente. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48349 |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Engenharia Mecânica |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Matheus de Araújo Figueiredo.pdf | 1,43 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons