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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48353

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Título: Análise técnica e econômica da conversão de um veículo de combustão interna para um veículo elétrico
Autor(es): SANTOS, Jackson da Silva
Palavras-chave: veículo elétrico; veículo a combustão; conversão elétrica veicular; viabilidade econômica
Data do documento: 4-Nov-2022
Citação: SANTOS, Jackson da Silva. Análise técnica e econômica da conversão de um veículo de combustão interna para um veículo elétrico. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.
Abstract: Com o esforço global para reduzir as emissões de gases de efeito estufa e na tentativa de diminuir a projeção do aquecimento global para os próximos anos, o setor de transportes tem sido um dos focos das ações para reduzir os danos ambientais. Atualmente, os veículos elétricos têm se apresentado como a melhor solução para diminuir as emissões no setor de transportes, além de melhorar a eficiência energética desse setor. O veículo elétrico tem o diferencial, além de zero emissões na utilização, de ter um custo total, energia elétrica e manutenção, 80% menor que o custo de utilização de um veículo a combustão. Essa economia, a longo prazo, permite que a conversão seja um investimento viável, permitindo uma rentabilidade que pode ser bastante vantajosa em alguns cenários. A conversão elétrica consiste em converter um veículo a combustão, que utiliza um motor de combustão interna, em um veículo elétrico, que utiliza um motor elétrico como máquina propulsora. Essa conversão é uma solução para quem não tem condições financeiras de comprar um veículo elétrico e deseja converter seu veículo próprio. Nesse contexto, este trabalho propõe uma metodologia de análise técnica e econômica da conversão de um veículo de combustão interna para um veículo elétrico. Para tanto, são estimados os custos relacionados a utilização do veículo a combustão e do veículo convertido para elétrico durante o período de 10 anos para, então, levantar quanto é a economia gerada em relação a uma faixa de quilometragens anuais. Tais resultados, quando comparados, permitem identificar a partir de qual quilometragem anual que a conversão elétrica veicular se torna viável. Logo, baseado nas análises de custo, conclui-se que uma utilização maior ou igual a 24.000 km/ano torna a conversão elétrica viável, pois essa quilometragem gera uma economia suficiente para o que o investimento tenha um VPL positivo.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48353
Aparece nas coleções:(TCC) - Engenharia Mecânica

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