Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48387
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | PADILHA, Maria Auxiliadora Soares | - |
dc.contributor.author | MANSO, Adriana Vicente Ferreira Torres | - |
dc.contributor.author | SOUSA, Rusti Ponte de | - |
dc.date.accessioned | 2022-12-22T22:23:22Z | - |
dc.date.available | 2022-12-22T22:23:22Z | - |
dc.date.issued | 2022-10-27 | - |
dc.date.submitted | 2022-12-03 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48387 | - |
dc.description | 10 | pt_BR |
dc.description.abstract | A presente pesquisa tem como objetivo investigar a percepção do professor diante da importância da educação emocional e seus benefícios para o processo ensino/aprendizagem. Questiona-se, aqui, qual é a perspectiva dos professores com relação à educação emocional e como eles acreditam que a educação emocional beneficia o processo ensino/aprendizagem. Este trabalho se restringe a um enfoque qualitativo e uma pesquisa exploratória. Tem-se por objetivos específicos identificar a perspectiva dos professores com relação à educação emocional e a influência da educação emocional para o processo de ensino/aprendizagem. A pesquisa evidencia que nem todos os professores participantes do estudo possuem uma perspectiva clara do que seja educação emocional. Dentre os que não possuem essa clareza, é possível destacar que há a compreensão de que a educação emocional se relaciona apenas com a capacidade de identificar e nomear as emoções, ou até mesmo como ferramenta de identificação de patologias psíquicas. E que mesmo com a falta de clareza sobre o que seja educação emocional, todos os entrevistados acreditam que ela contribui para a aprendizagem do aluno. Os participantes também percebem a necessidade de formação qualificada, repensando a formação dos professores e investindo em formação continuada. Concluímos que a docência, nos tempos atuais requer um maior domínio técnico e intelectual do professor, exigindo também um trabalho emocional. Percebemos ainda a necessidade de repensar a formação dos professores e que investir em formação continuada se mostra mais que necessário frente aos desafios emocionais que a educação traz. | pt_BR |
dc.format.extent | 23 p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Educação Emocional | pt_BR |
dc.subject | Educação Básica | pt_BR |
dc.subject | Inteligência Emocional | pt_BR |
dc.subject | Percepção | pt_BR |
dc.title | A percepção de professores diante da importância da educação emocional e seus benefícios para o processo ensino/aprendizagem | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/1120580802653357 | pt_BR |
dc.description.abstractx | The present research aims to investigate the teachers' perception of the importance of emotional education and its benefits to the teaching/learning process. It is questioned, here, what is the perspective of teachers regarding emotional education and how they believe that emotional education benefits the teaching/learning process. This work is restricted to a qualitative approach and an exploratory research. It has as specific objectives to identify the perspective of teachers in relation to emotional education and the influence of emotional education on the teaching/learning process. The research evidences that not all teachers participating in the study have a clear perspective of what emotional education is. Among those who do not have this clarity, it is possible to highlight that there is an understanding that emotional education is related only to the ability to identify and name emotions, or even as a tool to identify psychic pathologies. And that even with the lack of clarity about what emotional education is, all the interviewees believe that it contributes to the student's learning. The participants also perceive the need for qualified training, rethinking the teachers' training and investing in continued education. We conclude that teaching nowadays requires a greater technical and intellectual domain from the teacher, also demanding emotional work. We also noticed the need to rethink teacher training and that investing in continued training is more than necessary in face of the emotional challenges that education brings. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CE-DEC) - Departamento de Ensino e Currículo | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CE-Curso de Pedagogia | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | TCC - Pedagogia |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
A PERCEPCAO DE PROFESSORES DIANTE DA IMPORTANCIA DA EDUCACAO EMOCIONAL E SEUS BENEFICIOS PARA O PROCESSO ENSINOAPRENDIZAGEM.pdf | 278,1 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons