Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48387

Comparte esta pagina

Título : A percepção de professores diante da importância da educação emocional e seus benefícios para o processo ensino/aprendizagem
Autor : MANSO, Adriana Vicente Ferreira Torres
SOUSA, Rusti Ponte de
Palabras clave : Educação Emocional; Educação Básica; Inteligência Emocional; Percepção
Fecha de publicación : 27-oct-2022
Resumen : A presente pesquisa tem como objetivo investigar a percepção do professor diante da importância da educação emocional e seus benefícios para o processo ensino/aprendizagem. Questiona-se, aqui, qual é a perspectiva dos professores com relação à educação emocional e como eles acreditam que a educação emocional beneficia o processo ensino/aprendizagem. Este trabalho se restringe a um enfoque qualitativo e uma pesquisa exploratória. Tem-se por objetivos específicos identificar a perspectiva dos professores com relação à educação emocional e a influência da educação emocional para o processo de ensino/aprendizagem. A pesquisa evidencia que nem todos os professores participantes do estudo possuem uma perspectiva clara do que seja educação emocional. Dentre os que não possuem essa clareza, é possível destacar que há a compreensão de que a educação emocional se relaciona apenas com a capacidade de identificar e nomear as emoções, ou até mesmo como ferramenta de identificação de patologias psíquicas. E que mesmo com a falta de clareza sobre o que seja educação emocional, todos os entrevistados acreditam que ela contribui para a aprendizagem do aluno. Os participantes também percebem a necessidade de formação qualificada, repensando a formação dos professores e investindo em formação continuada. Concluímos que a docência, nos tempos atuais requer um maior domínio técnico e intelectual do professor, exigindo também um trabalho emocional. Percebemos ainda a necessidade de repensar a formação dos professores e que investir em formação continuada se mostra mais que necessário frente aos desafios emocionais que a educação traz.
Descripción : 10
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48387
Aparece en las colecciones: TCC - Pedagogia



Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons