Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48387
Comparte esta pagina
Título : | A percepção de professores diante da importância da educação emocional e seus benefícios para o processo ensino/aprendizagem |
Autor : | MANSO, Adriana Vicente Ferreira Torres SOUSA, Rusti Ponte de |
Palabras clave : | Educação Emocional; Educação Básica; Inteligência Emocional; Percepção |
Fecha de publicación : | 27-oct-2022 |
Resumen : | A presente pesquisa tem como objetivo investigar a percepção do professor diante da importância da educação emocional e seus benefícios para o processo ensino/aprendizagem. Questiona-se, aqui, qual é a perspectiva dos professores com relação à educação emocional e como eles acreditam que a educação emocional beneficia o processo ensino/aprendizagem. Este trabalho se restringe a um enfoque qualitativo e uma pesquisa exploratória. Tem-se por objetivos específicos identificar a perspectiva dos professores com relação à educação emocional e a influência da educação emocional para o processo de ensino/aprendizagem. A pesquisa evidencia que nem todos os professores participantes do estudo possuem uma perspectiva clara do que seja educação emocional. Dentre os que não possuem essa clareza, é possível destacar que há a compreensão de que a educação emocional se relaciona apenas com a capacidade de identificar e nomear as emoções, ou até mesmo como ferramenta de identificação de patologias psíquicas. E que mesmo com a falta de clareza sobre o que seja educação emocional, todos os entrevistados acreditam que ela contribui para a aprendizagem do aluno. Os participantes também percebem a necessidade de formação qualificada, repensando a formação dos professores e investindo em formação continuada. Concluímos que a docência, nos tempos atuais requer um maior domínio técnico e intelectual do professor, exigindo também um trabalho emocional. Percebemos ainda a necessidade de repensar a formação dos professores e que investir em formação continuada se mostra mais que necessário frente aos desafios emocionais que a educação traz. |
Descripción : | 10 |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48387 |
Aparece en las colecciones: | TCC - Pedagogia |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
A PERCEPCAO DE PROFESSORES DIANTE DA IMPORTANCIA DA EDUCACAO EMOCIONAL E SEUS BENEFICIOS PARA O PROCESSO ENSINOAPRENDIZAGEM.pdf | 278,1 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons