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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48388

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMOTA, Ana Paula-
dc.contributor.authorOLIVEIRA, Cristiane-
dc.contributor.authorMOURA, Maria Cecília-
dc.date.accessioned2022-12-22T22:34:59Z-
dc.date.available2022-12-22T22:34:59Z-
dc.date.issued2022-10-19-
dc.date.submitted2022-12-10-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48388-
dc.description.abstractA abordagem Pikler evidencia a importância da relação privilegiada educadora-criança, sobretudo, com crianças da primeira infância. De acordo com os princípios de Emmi Pikler (FALK, 2014; APPELL; DAVID, 2021), a relação privilegiada tem base na efetivação de um vínculo afetivo que proporciona segurança emocional na criança, mediante as ações de cuidado do adulto. A partir desse prisma, foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa com o objetivo de identificar as contribuições da abordagem Pikler para a construção de uma relação privilegiada entre educadora-criança, no contexto da Educação Infantil (EI), bem como refletir sobre a pertinência do currículo na EI sobre práticas pautadas nos princípios da abordagem Pikler. Os dados foram coletados a partir de entrevistas semiestruturadas realizadas com três educadoras de escolas da Região Metropolitana do Recife que afirmam ter práticas inspiradas na abordagem em questão. Para isso, foi utilizada a técnica de análise de conteúdo de Bardin (1977). Alguns dos resultados deste estudo mostram que a presença da educadora, como adulto de referência é relevante, contribuindo para o desenvolvimento pleno e estimulando a autonomia e segurança dos bebês e crianças pequenas.pt_BR
dc.format.extent33 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.subjectAbordagem Piklerpt_BR
dc.subjectRelação educadora-criançapt_BR
dc.subjectBebêspt_BR
dc.subjectCrianças bem pequenaspt_BR
dc.titleA relação privilegiada educadora-criança na educação infantil : contribuições da Abordagem Piklerpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4435341410757451pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CE-DEC) - Departamento de Ensino e Currículo pt_BR
dc.degree.graduation::CE-Curso de Pedagogiapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
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