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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48388
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Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | MOTA, Ana Paula | - |
dc.contributor.author | OLIVEIRA, Cristiane | - |
dc.contributor.author | MOURA, Maria Cecília | - |
dc.date.accessioned | 2022-12-22T22:34:59Z | - |
dc.date.available | 2022-12-22T22:34:59Z | - |
dc.date.issued | 2022-10-19 | - |
dc.date.submitted | 2022-12-10 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48388 | - |
dc.description.abstract | A abordagem Pikler evidencia a importância da relação privilegiada educadora-criança, sobretudo, com crianças da primeira infância. De acordo com os princípios de Emmi Pikler (FALK, 2014; APPELL; DAVID, 2021), a relação privilegiada tem base na efetivação de um vínculo afetivo que proporciona segurança emocional na criança, mediante as ações de cuidado do adulto. A partir desse prisma, foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa com o objetivo de identificar as contribuições da abordagem Pikler para a construção de uma relação privilegiada entre educadora-criança, no contexto da Educação Infantil (EI), bem como refletir sobre a pertinência do currículo na EI sobre práticas pautadas nos princípios da abordagem Pikler. Os dados foram coletados a partir de entrevistas semiestruturadas realizadas com três educadoras de escolas da Região Metropolitana do Recife que afirmam ter práticas inspiradas na abordagem em questão. Para isso, foi utilizada a técnica de análise de conteúdo de Bardin (1977). Alguns dos resultados deste estudo mostram que a presença da educadora, como adulto de referência é relevante, contribuindo para o desenvolvimento pleno e estimulando a autonomia e segurança dos bebês e crianças pequenas. | pt_BR |
dc.format.extent | 33 p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Educação Infantil | pt_BR |
dc.subject | Abordagem Pikler | pt_BR |
dc.subject | Relação educadora-criança | pt_BR |
dc.subject | Bebês | pt_BR |
dc.subject | Crianças bem pequenas | pt_BR |
dc.title | A relação privilegiada educadora-criança na educação infantil : contribuições da Abordagem Pikler | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/4435341410757451 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CE-DEC) - Departamento de Ensino e Currículo | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CE-Curso de Pedagogia | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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