Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48389

Compartilhe esta página

Título: Valorização da identidade negra na escola : as práticas pedagógicas na educação infantil
Autor(es): LIMA, Danielly
SILVA, Larissa
Palavras-chave: Educação Infantil; Identidade; Relações étnico- raciais
Data do documento: 16-Mai-2022
Citação: LIMA, Danielly Barros de; SILVA, Larissa Gonçalves da. VALORIZAÇÃO DA IDENTIDADE NEGRA NA ESCOLA: as práticas pedagógicas na educação infantil. 2022. 18 f. TCC (Graduação) - Curso de Pedagogia, Departamento de Métodos e Técnicas, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.
Abstract: O presente artigo aborda a questão da valorização da identidade negra na escola, na etapa da educação infantil, refletindo sobre as práticas pedagógicas. Compreende as políticas educacionais relacionadas à diversidade étnico-racial que devem garantir o direito de todas as crianças. O objetivo deste artigo é analisar a prática da construção da identidade de crianças negras na educação infantil e qual o papel da instituição de ensino no combate ao racismo nesses espaços. Fundamentamos as discussões na abordagem de pesquisa qualitativa, utilizamos como campo de estudo o CMEI e realizamos uma entrevista semiestruturada. A educação infantil é a base e a escola precisa situar os alunos desde a infância em contato com elementos que formam cada grupo étnico brasileiro, proporcionando uma educação antirracista.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48389
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia



Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons