Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48390

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLIMA, Rafaella Asfora Siqueira Campos-
dc.contributor.authorSANTOS, Kássia Mirelle Lima dos Santos-
dc.date.accessioned2022-12-22T23:16:02Z-
dc.date.available2022-12-22T23:16:02Z-
dc.date.issued2022-10-26-
dc.date.submitted2022-12-08-
dc.identifier.citationSantos, Kássia. ACESSIBILIDADE PARA A INCLUSÃO DO ALUNO COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: uma análise sobre as barreiras no âmbito educacional. 2022. 23 f. Trabalho de conclusão de curso (Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48390-
dc.description.abstractEssa pesquisa que teve como objetivo geral: analisar as dimensões de acessibilidade atitudinal e comunicacional no âmbito escolar para a promoção da inclusão do estudante com TEA na Educação Infantil. O marco teórico se dividiu em duas seções: inclusão da criança com TEA na educação infantil e Acessibilidade como princípio para aprendizagem da criança com TEA. Pesquisa de cunho qualitativo, com dados coletados por meio de duas observações não participantes e entrevistas semiestruturadas com gravação de áudio. O público-alvo foram: uma professora regente da educação infantil, a professora do AEE e a coordenadora da escola. Com a realização desta pesquisa percebeu-se a necessidade de a escola propor formação para os profissionais da escola com esta temática, a fim de minimizar práticas pedagógicas excludentes, como também a realização de algumas mudanças em sua infraestrutura com a finalidade de propor um ambiente escolar mais acolhedor, acessível, e capaz de promover uma educação significativa para o estudante com TEA na Educação Infantil.pt_BR
dc.format.extent23 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectTEApt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectInclusão e acessibilidadept_BR
dc.titleAcessibilidade para a inclusão do aluno com transtorno do espectro autista na educação infantil : uma análise sobre as barreiras no âmbito educacionalpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9790116928577230pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departamentDEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA, INCLUSÃO E EDUCAÇÃOpt_BR
dc.degree.graduationPEDAGOGIApt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC depósito.pdf243,77 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons