Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48390
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | LIMA, Rafaella Asfora Siqueira Campos | - |
dc.contributor.author | SANTOS, Kássia Mirelle Lima dos Santos | - |
dc.date.accessioned | 2022-12-22T23:16:02Z | - |
dc.date.available | 2022-12-22T23:16:02Z | - |
dc.date.issued | 2022-10-26 | - |
dc.date.submitted | 2022-12-08 | - |
dc.identifier.citation | Santos, Kássia. ACESSIBILIDADE PARA A INCLUSÃO DO ALUNO COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: uma análise sobre as barreiras no âmbito educacional. 2022. 23 f. Trabalho de conclusão de curso (Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48390 | - |
dc.description.abstract | Essa pesquisa que teve como objetivo geral: analisar as dimensões de acessibilidade atitudinal e comunicacional no âmbito escolar para a promoção da inclusão do estudante com TEA na Educação Infantil. O marco teórico se dividiu em duas seções: inclusão da criança com TEA na educação infantil e Acessibilidade como princípio para aprendizagem da criança com TEA. Pesquisa de cunho qualitativo, com dados coletados por meio de duas observações não participantes e entrevistas semiestruturadas com gravação de áudio. O público-alvo foram: uma professora regente da educação infantil, a professora do AEE e a coordenadora da escola. Com a realização desta pesquisa percebeu-se a necessidade de a escola propor formação para os profissionais da escola com esta temática, a fim de minimizar práticas pedagógicas excludentes, como também a realização de algumas mudanças em sua infraestrutura com a finalidade de propor um ambiente escolar mais acolhedor, acessível, e capaz de promover uma educação significativa para o estudante com TEA na Educação Infantil. | pt_BR |
dc.format.extent | 23 p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | TEA | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Inclusão e acessibilidade | pt_BR |
dc.title | Acessibilidade para a inclusão do aluno com transtorno do espectro autista na educação infantil : uma análise sobre as barreiras no âmbito educacional | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/9790116928577230 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA, INCLUSÃO E EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.degree.graduation | PEDAGOGIA | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC depósito.pdf | 243,77 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons