Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48390
Share on
Title: | Acessibilidade para a inclusão do aluno com transtorno do espectro autista na educação infantil : uma análise sobre as barreiras no âmbito educacional |
Authors: | SANTOS, Kássia Mirelle Lima dos Santos |
Keywords: | TEA; Educação infantil; Inclusão e acessibilidade |
Issue Date: | 26-Oct-2022 |
Citation: | Santos, Kássia. ACESSIBILIDADE PARA A INCLUSÃO DO ALUNO COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: uma análise sobre as barreiras no âmbito educacional. 2022. 23 f. Trabalho de conclusão de curso (Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022. |
Abstract: | Essa pesquisa que teve como objetivo geral: analisar as dimensões de acessibilidade atitudinal e comunicacional no âmbito escolar para a promoção da inclusão do estudante com TEA na Educação Infantil. O marco teórico se dividiu em duas seções: inclusão da criança com TEA na educação infantil e Acessibilidade como princípio para aprendizagem da criança com TEA. Pesquisa de cunho qualitativo, com dados coletados por meio de duas observações não participantes e entrevistas semiestruturadas com gravação de áudio. O público-alvo foram: uma professora regente da educação infantil, a professora do AEE e a coordenadora da escola. Com a realização desta pesquisa percebeu-se a necessidade de a escola propor formação para os profissionais da escola com esta temática, a fim de minimizar práticas pedagógicas excludentes, como também a realização de algumas mudanças em sua infraestrutura com a finalidade de propor um ambiente escolar mais acolhedor, acessível, e capaz de promover uma educação significativa para o estudante com TEA na Educação Infantil. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48390 |
Appears in Collections: | TCC - Pedagogia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC depósito.pdf | 243,77 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is protected by original copyright |
This item is licensed under a Creative Commons License