Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48434

Comparte esta pagina

Título : Ensino Coletivo na Iniciação ao Clarinete : Uma revisão bibliográfica nos anais do Encontro Nacional de Ensino Coletivo de Instrumentos Musicais (ENECIM).
Autor : SILVA, José Carlos da
Palabras clave : Clarinete; Ensino coletivo; ENECIM; Iniciação Musical
Fecha de publicación : 3-nov-2022
Citación : SILVA, José Carlos da. Ensino Coletivo na Iniciação ao Clarinete : Uma revisão bibliográfica nos anais do Encontro Nacional de Ensino Coletivo de Instrumentos Musicais (ENECIM). 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Música - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022
Resumen : Este trabalho realizou um levantamento da produção bibliográfica acerca do/sobre o ensino coletivo na iniciação ao clarinete por meio de artigos publicados nos anais do Encontro Nacional de Ensino Coletivo de Instrumentos Musicais (ENECIM). Tal pesquisa surgiu no intuito de identificar as metodologias utilizadas no ensino coletivo para os iniciantes ao clarinete a partir dos trabalhos escritos e publicados no ENECIM, sabendo que a prática coletiva de ensino é uma peça-chave para a inserção de estudantes com diversos níveis de conhecimento musical, seja prático ou teórico. Para realização deste trabalho foi adotado um recorte da produção bibliográfica publicada nos anais do ENECIM entre os anos de 2004 e 2020. Foram utilizados como fundamentação teórica autores de grande referência na modalidade coletiva de ensino, e eles são: Tourinho (2007), Cruvinel (2004), Silva (2010) e Ortins; Cruvinel; Leão (2004). Os dados obtidos do recorte dos anais resultaram em poucos artigos publicados no ENECIM com o tema de ensino coletivo na iniciação ao clarinete, desse modo para a obtenção de artigos que pudessem contribuir com o tema, os descritores foram ampliados para ensino coletivo de instrumentos de sopro/madeiras, e constatou-se que a partir da análise dos artigos selecionados os princípios da metodológicos da modalidade coletiva de instrumentos musicais são semelhantemente utilizados pelos educadores que adotam essa modalidade de ensino. Percebe-se que a produção acadêmica sobre o tema nos anais do ENECIM é pequena e escassa, não foram encontrados trabalhos que falam apenas sobre a iniciação ao clarinete na modalidade coletiva de ensino, e sim alguns onde o clarinete é um dos instrumentos adotados na prática de iniciação coletiva. Por fim, é de fundamental importância que os pesquisadores escrevam e discutam mais sobre este tema, pois ajudará educadores e estudantes que buscam utilizar essa modalidade de ensino em suas vivências.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48434
Aparece en las colecciones: (TCC) - Música - Instrumento

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC CONCLUIDO - José carlos.pdf386,17 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons