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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48442

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorOLIVEIRA, Juliana Souza-
dc.contributor.authorCOSTA, Maria Vitória dos Santos-
dc.date.accessioned2022-12-27T17:37:04Z-
dc.date.available2022-12-27T17:37:04Z-
dc.date.issued2022-11-10-
dc.date.submitted2022-12-27-
dc.identifier.citationCOSTA, Maria Vitória dos Santos. Percepção das tutoras sobre o ambiente virtual de aprendizagem do curso enfrentamento e cuidado da obesidade no âmbito do SUS em Pernambuco. 2022. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Nutrição) - Universidade Federal de Pernambuco, Centro Acadêmico da Vitória, Vitória de Santo Antão, 2022..pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48442-
dc.description.abstractAs Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) cada vez mais têm ganhado espaço na educação. Logo, as ferramentas tecnológicas, quando associadas à Educação Permanente em Saúde (EPS), têm mostrado benefícios na formação de profissionais da Atenção Básica (AB). A importância dessa formação se dá pela necessidade de enfrentamento da problemática da obesidade em Pernambuco. Este trabalho objetivou avaliar a percepção das tutoras participantes do curso Enfrentamento e Cuidado da Obesidade no Âmbito do SUS em Pernambuco (ECOASUS-PE). No momento inicial da pesquisa as tutoras foram convidados a responder a um questionário que contemplava elementos constitutivos do designer instrucional, dividido em quatro dimensões: (i) estratégia de aprendizagem, (ii) material didático, (iii) ferramentas de aprendizagem e (iv) interface de aprendizagem. Esses elementos foram analisados pelo Ranking Médio (RM). Na segunda etapa da pesquisa os tutores responderam questões abertas sobre a sua experiência no AVA. Os resultados mostram que em relação à percepção da equipe de tutoria ao curso, verificou-se que: Estratégia de aprendizagem (EA) obteve RM = 4,78; Conteúdo trabalhado (CT) RM = 4,60; Ferramentas de aprendizagem (FA) teve RM = 4,76 e Interface de aprendizagem (IA) RM = 4,72, sendo 5,0 (cinco) a nota máxima. E, através dos depoimentos, observou-se que os tutores não encontraram dificuldades em manejar a plataforma. Conclui-se que o curso foi avaliado satisfatoriamente a partir da experiência dos tutores, evidenciando a importância da utilização de diversos meios e recursos a fim de apoiar a aprendizagem, sendo a EaD uma possibilidade.pt_BR
dc.description.sponsorshipPIBICpt_BR
dc.format.extent50 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectambiente virtual de aprendizagempt_BR
dc.subjecteducação permanente em saúdept_BR
dc.subjecttutorespt_BR
dc.subjectTecnologia de informação e comunicaçãopt_BR
dc.titlePercepção das tutoras sobre o ambiente virtual de aprendizagem do curso enfrentamento e cuidado da obesidade no âmbito do SUS em Pernambucopt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coMELO, Laryssa Rebeca de Souza-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5861706646403936pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6294708400232005pt_BR
dc.description.abstractxCommunication and Information Technologies (ICT) have increasingly gained space in education. Therefore, technological tools, when associated with Permanent Health Education (EPS), have shown benefits in the training of Primary Care (AB) professionals. The importance of this training is given by the need to face the problem of obesity in Pernambuco. This study aimed to evaluate the satisfaction of tutors participating in the course Facing and Controlling Obesity in the Scope of the SUS in Pernambuco (ECOASUS-PE), with regard to the learning strategy, the teaching material, the tools and the learning interface used. training in the Virtual Learning Environment (AVA). At the initial moment of the research, the tutors were invited to answer a questionnaire that included constitutive elements of the instructional designer, divided into four dimensions: (i) learning strategy, (ii) teaching material, (iii) learning tools and (iv) learning interface. These elements were analyzed by the Average Ranking (RM). In the second stage of the research, the tutors answered open questions about their experience in the VLE. The results show that in relation to the tutoring team's perception of the course, it was found that: Learning strategy (EA) obtained RM = 4.78; Worked content (CT) RM = 4.60; Learning Tools (FA) had RM = 4.76 and Learning Interface (AI) RM = 4.72. And, through the testimonies, it was observed that the tutors did not find difficulties in handling the platform. It is concluded that the course was evaluated satisfactorily from the tutors' experience, evidencing the importance of using different means and resources in order to support the learning, with distance education being a possibility.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências da Saúdept_BR
dc.degree.departament::(CAV-NN) - Núcleo de Nutriçãopt_BR
dc.degree.graduation::CAV-Curso de Nutrição – Bachareladopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitória de Santo Antãopt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/7179621497878682pt_BR
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Nutrição

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