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Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48442

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Title: Percepção das tutoras sobre o ambiente virtual de aprendizagem do curso enfrentamento e cuidado da obesidade no âmbito do SUS em Pernambuco
Authors: COSTA, Maria Vitória dos Santos
Keywords: ambiente virtual de aprendizagem; educação permanente em saúde; tutores; Tecnologia de informação e comunicação
Issue Date: 10-Nov-2022
Citation: COSTA, Maria Vitória dos Santos. Percepção das tutoras sobre o ambiente virtual de aprendizagem do curso enfrentamento e cuidado da obesidade no âmbito do SUS em Pernambuco. 2022. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Nutrição) - Universidade Federal de Pernambuco, Centro Acadêmico da Vitória, Vitória de Santo Antão, 2022..
Abstract: As Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) cada vez mais têm ganhado espaço na educação. Logo, as ferramentas tecnológicas, quando associadas à Educação Permanente em Saúde (EPS), têm mostrado benefícios na formação de profissionais da Atenção Básica (AB). A importância dessa formação se dá pela necessidade de enfrentamento da problemática da obesidade em Pernambuco. Este trabalho objetivou avaliar a percepção das tutoras participantes do curso Enfrentamento e Cuidado da Obesidade no Âmbito do SUS em Pernambuco (ECOASUS-PE). No momento inicial da pesquisa as tutoras foram convidados a responder a um questionário que contemplava elementos constitutivos do designer instrucional, dividido em quatro dimensões: (i) estratégia de aprendizagem, (ii) material didático, (iii) ferramentas de aprendizagem e (iv) interface de aprendizagem. Esses elementos foram analisados pelo Ranking Médio (RM). Na segunda etapa da pesquisa os tutores responderam questões abertas sobre a sua experiência no AVA. Os resultados mostram que em relação à percepção da equipe de tutoria ao curso, verificou-se que: Estratégia de aprendizagem (EA) obteve RM = 4,78; Conteúdo trabalhado (CT) RM = 4,60; Ferramentas de aprendizagem (FA) teve RM = 4,76 e Interface de aprendizagem (IA) RM = 4,72, sendo 5,0 (cinco) a nota máxima. E, através dos depoimentos, observou-se que os tutores não encontraram dificuldades em manejar a plataforma. Conclui-se que o curso foi avaliado satisfatoriamente a partir da experiência dos tutores, evidenciando a importância da utilização de diversos meios e recursos a fim de apoiar a aprendizagem, sendo a EaD uma possibilidade.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48442
Appears in Collections:(CAV) TCC - Nutrição

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