Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48475
Comparte esta pagina
Título : | O uso intencional da argumentação para o alcance dos objetivos de situações- problema : uma proposta formativa |
Autor : | SILVA, Maiara Saviane Carvalho Diniz |
Palabras clave : | Aprendizagem baseada em problemas; Discussões e debates; Análise crítica do discurso; Química (Ensino médio); Didática |
Fecha de publicación : | 20-jun-2022 |
Editorial : | Universidade Federal de Pernambuco |
Citación : | SILVA, Maiara Saviane Carvalho Diniz. O uso intencional da argumentação para o alcance dos objetivos de situações- problema: uma proposta formativa. 2022. Dissertação (Mestrado em Educação Ciências e Matemática) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2022. |
Resumen : | O nosso foco investigativo foi compreender se a implementação da argumentação, por meio de ações discursivas específicas, Pragmáticas, Argumentativas e Epistêmicas, para emergência e manutenção desse tipo de discurso, auxilia no alcance dos objetivos da abordagem de Situações-Problema como estratégia didática no ensino de Ciências. Para o desenvolvimento desta pesquisa, foram realizados dois momentos formativos com licenciandos, licenciados e professores atuantes de Química sobre Situações-Problema, Argumentação e seus desdobramentos e possibilidades no ensino das Ciências. Após o primeiro processo formativo, sobre as potencialidades de Situações-Problema no ensino, ocorreu a primeira intervenção didática em uma turma do Ensino Médio com uma das professoras participantes da pesquisa, sem o uso intencional de ações discursivas específicas na aplicação da SP. Após o segundo processo formativo sobre o uso da Argumentação como abordagem de ensino atrelada a SP, houve a segunda intervenção, com o uso intencional de ações discursivas durante o processo por parte da professora-mediadora. Com a finalização dos processos formativos e a realização das intervenções, analisamos as percepções dos participantes quanto às abordagens trabalhadas, bem como buscamos compreender a influência no uso intencional e consciente das ações discursivas no alcance dos objetivos de Situações-Problema, assim como o surgimento e manutenção da argumentação durante todo o processo. De acordo com as expectativas de elaboração e desenvolvimento desta pesquisa, compreendemos que o uso de ações discursivas intencionais pode auxiliar significativamente no alcance dos objetivos das SP propostas e na mudança de perspectivas dos participantes, alunos e professores. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48475 |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado - Educação em Ciências e Matemática |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Maiara Saviane Carvalho Diniz Silva.pdf | 1,87 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons