Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48476

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorNETO, José Batista-
dc.contributor.authorSILVA, Leandro Alexandre da-
dc.date.accessioned2023-01-02T13:44:28Z-
dc.date.available2023-01-02T13:44:28Z-
dc.date.issued2022-09-29-
dc.identifier.citationSILVA, Leandro Alexandre da. Bullying no contexto escolar: o que dizem os materiais didáticos produzidos para o ensino fundamental?. 2022. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48476-
dc.description.abstractA pesquisa teve como objetivo analisar a presença do bullying em materiais didáticos utilizados em escolas dos anos iniciais do ensino fundamental, problematizando a abordagem do fenômeno, as ênfases e os enfoques, considerando a etapa de ensino para qual se destina. Uma pesquisa documental foi desenvolvida, cujo corpus foi delimitado a partir de materiais didáticos (livros didáticos e paradidáticos) produzidos para o uso nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Os dados coletados foram analisados mediante análise categorial temática, técnica da análise de conteúdo. Dentre os resultados alcançados ganhou força a constatação de que as fontes documentais analisadas demonstraram as possiblidades didático pedagógicas que explicitam possíveis meios de trabalho em torno do fenômeno. Expressa ainda a necessidade de planejamento, por parte do professor/a, fortalecendo a concepção de que é necessário um olhar pedagógico crítico e reflexivo diante da complexidade do fenômeno e a intenção de se promover a prevenção e enfrentamento ao bullying no âmbito escolar.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectBullyingpt_BR
dc.subjectEnsino – materiais didáticospt_BR
dc.subjectEnsino – contexto escolarpt_BR
dc.titleBullying no contexto escolar : o que dizem os materiais didáticos produzidos para o ensino fundamental?pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7599310345079448pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4598908452423232pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacaopt_BR
dc.description.abstractxThe research aimed to analyze the presence of bullying in teaching materials used in schools in the early years of elementary school, questioning the approach to the phenomenon, such as emphasis and approaches, considering the stage at which it is intended. A documental research was developed, whose corpus was developed from didactic materials for use in the early years of Elementary School. Content analysis data was analyzed by analysis. Among the possible results, the strength of the document gained strength, which states that the possible means are didactic for the phenomenon of the phenomenon. It also expresses the need for planning, on the part of the teacher, strengthening the creation of what is necessary a critical pedagogical look and given the complexity of the phenomenon and the intention to promote the prevention and confrontation of bullying without limits.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Educação

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Leandro Alexandre da Silva.pdf4,01 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons