Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48476

Compartilhe esta página

Título: Bullying no contexto escolar : o que dizem os materiais didáticos produzidos para o ensino fundamental?
Autor(es): SILVA, Leandro Alexandre da
Palavras-chave: Bullying; Ensino – materiais didáticos; Ensino – contexto escolar
Data do documento: 29-Set-2022
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: SILVA, Leandro Alexandre da. Bullying no contexto escolar: o que dizem os materiais didáticos produzidos para o ensino fundamental?. 2022. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.
Abstract: A pesquisa teve como objetivo analisar a presença do bullying em materiais didáticos utilizados em escolas dos anos iniciais do ensino fundamental, problematizando a abordagem do fenômeno, as ênfases e os enfoques, considerando a etapa de ensino para qual se destina. Uma pesquisa documental foi desenvolvida, cujo corpus foi delimitado a partir de materiais didáticos (livros didáticos e paradidáticos) produzidos para o uso nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Os dados coletados foram analisados mediante análise categorial temática, técnica da análise de conteúdo. Dentre os resultados alcançados ganhou força a constatação de que as fontes documentais analisadas demonstraram as possiblidades didático pedagógicas que explicitam possíveis meios de trabalho em torno do fenômeno. Expressa ainda a necessidade de planejamento, por parte do professor/a, fortalecendo a concepção de que é necessário um olhar pedagógico crítico e reflexivo diante da complexidade do fenômeno e a intenção de se promover a prevenção e enfrentamento ao bullying no âmbito escolar.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48476
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Leandro Alexandre da Silva.pdf4,01 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons