Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48479

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSILVA, Aida Maria Monteiro-
dc.contributor.authorLIMA, Talita Maria Pereira de-
dc.date.accessioned2023-01-02T14:18:15Z-
dc.date.available2023-01-02T14:18:15Z-
dc.date.issued2022-08-30-
dc.identifier.citationLIMA, Talita Maria Pereira de. Os direitos da pessoa com deficiência à educação e os desafios da efetividade em escolas do Recife. 2022. Dissertação (Mestrado em Direitos Humanos) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48479-
dc.description.abstractNos tempos remotos, as questões sobre a deficiência não eram tratadas ou comentadas. Com o passar do tempo, a luta em defesa da inclusão de pessoas com deficiência foi ganhando força e dentre as questões relacionadas a este segmento está à educação, que só, recentemente, começa a ser vista como um direito de todos. O presente estudo tem como objeto investigar como tem se efetivado o Direito à Educação Inclusiva para as pessoas com deficiência, em escola pública do Ensino Fundamental, anos iniciais, na cidade de Recife-PE, no período de 2015 a 2021. Dentre os autores que fundamentam a presente pesquisa se destacam os estudos sobre a Educação Libertadora de Paulo Freire, a Teoria Crítica de Adorno, Teoria do Contato de Allport, Mantoan e o Direito à Antidiscriminação, conforme Roger Raupp. O tipo de pesquisa foi qualitativa com amostragem de campo, teve como instrumentos de investigação o Estudo de Caso, as entrevistas semiestruturadas, com os seguintes sujeitos: Gerente de Educação Especial do Recife; Gerente de Políticas Educacionais de Educação Inclusiva; Direitos Humanos e Cidadania da Secretaria de Educação de Pernambuco; Gestor/a da escola; professor/a do Atendimento Educacional Especializado; professores/as das salas de aula do ensino regular que atendem/atenderam alunos/as com deficiência, e os/as pais/mães/responsáveis dos/as alunos/as com deficiência matriculados/as na escola no ensino fundamental, dos anos iniciais - campo de investigação. Foi desenvolvida análise documental com base em Cellard e Bardin, bibliográfica, a observação assistemática, utilizando o caderno de campo como instrumento de registro, e a análise de conteúdo fundamentada em Bardin, optando pela análise categorial temática e método indutivo. Como contribuição do estudo apresentamos as questões principais que favorecem e/ou dificultam o desenvolvimento da política de inclusão dos/as alunos/as na escola pública municipal do Recife, do ensino fundamental, anos iniciais, com base nas respostas aos objetivos e ao que foi apresentado pela pesquisa. Embora tenha havido avanços no processo de inclusão escolar desse segmento, com o desenvolvimento da política, e a elaboração de documentos para fundamentá-la, a exemplo das Declarações, Tratados e legislações, no âmbito internacional, nacional, estadual e municipal, em contrapartida, houve retrocesso e perda de direitos já conquistados por esse segmento, principalmente entre os anos de 2018 – 2021. Torna-se importante a realização de monitoramento e avaliação efetiva dessas políticas, como também a escuta e o acolhimento das demandas das pessoas com deficiência, seus familiares e professores da sala de aula regular. Assim, constatou-se, através das escutas dos Sujeitos da pesquisa, que a escola pública municipal do Recife, do ensino fundamental, anos iniciais, não está efetivando, de fato, o direito à educação para pessoas com deficiência, a exemplo da falta de profissionais de apoio escolar. Nos pontos positivos, houve melhorias na socialização, através do contato social e o aprendizado entre os alunos com deficiência e toda a comunidade escolar, ou seja, uma troca mútua de saberes. É importante haver mudança estrutural no ambiente escolar, como também de atitude e comportamento de todos os atores, para que, de fato, ocorra a Educação inclusiva.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação Inclusivapt_BR
dc.subjectDireitos Humanospt_BR
dc.subjectPessoas com Deficiênciapt_BR
dc.subjectDireito à Educaçãopt_BR
dc.subjectAcesso à Educaçãopt_BR
dc.subjectDireito Antidiscriminatóriopt_BR
dc.titleOs direitos da pessoa com deficiência à educação e os desafios da efetividade em escolas do Recifept_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6785472588454647pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5736286568421768pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Direitos Humanospt_BR
dc.description.abstractxIn ancient times, questions about disability were not addressed or commented on. Over time, the struggle to defend the inclusion of people with disabilities has gained strength and among the issues related to this segment is education, which only recently begins to be seen as a right of all. The present study aims to investigate how the Right to Inclusive Education for people with disabilities has been carried out in public elementary school, initial years, in the city of Recife-PE, in the period from 2015 to 2021. Among the authors that underlie this research are the studies on The Liberating Education of Paulo Freire, the Critical Theory of Adorno, The Contact Theory of Allport, Mantoan and the Right to Anti-Discrimination, according to Roger Raupp. The type of research was qualitative with field sampling, whose research instruments were the Case Study, the semi-structured interviews, with the following subjects: Special Education Manager of Recife; Manager of Educational Policies of Inclusive Education; Human Rights and Citizenship of the Pernambuco Department of Education; School manager; teacher of Specialized Educational Care; teachers of regular teaching classrooms that attend/assist students with disabilities, and parents/mothers/guardians of students with disabilities enrolled in elementary school, from the initial years - field of research. Documentary analysis was developed based on Cellard and Bardin, bibliographic, unsystematic observation, using the field notebook as a recording instrument, and content analysis based on Bardin, opting for thematic category analysis and inductive method. As a contribution of the study, we present the main questions that favor and/or hinder the development of the policy of inclusion of students in the municipal public school of Recife, of elementary school, initial years, based on the answers to the objectives and to what was presented by the research. Although there have been advances in the process of school inclusion of this segment, with the development of the policy, and the preparation of documents to fund it, such as declarations, treaties and legislation, at the international, national, state and municipal levels, on the other hand, there was a setback and loss of rights already conquered by this segment, especially between the years 2018 - 2021. It is important to monitor and evaluate these policies effectively, as well as listening to and welcoming the demands of people with disabilities, their families and teachers in the regular classroom. Thus, it was found, through the listening of the subjects of the research, that the municipal public school of Recife, of elementary school, initial years, is not effecting, in fact, the right to education for people with disabilities, such as the lack of school support professionals. In the positive points, there were improvements in socialization, through social contact and learning between students with disabilities and the entire school community, that is, a mutual exchange of knowledge. In the positive points, there were improvements in socialization, through social contact and learning between students with disabilities and the entire school community, that is, a mutual exchange of knowledge. It is important to have structural change in the school environment, as well as attitude and behavior of all actors, so that, in fact, inclusive education occurs.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Direitos Humanos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Talita Maria Pereira de Lima.pdf1,05 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons