Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48538
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | MENEZES, Marcus Bessa de | - |
dc.contributor.author | SILVA FILHO, Epaminondas Soares | - |
dc.date.accessioned | 2023-01-06T13:42:22Z | - |
dc.date.available | 2023-01-06T13:42:22Z | - |
dc.date.issued | 2022-03-30 | - |
dc.identifier.citation | SILVA FILHO, Epaminondas Soares. A ecologia do saber área do círculo em livros didáticos de matemática e documentos oficiais nacionais de educação: um olhar para a história do saber. 2022. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48538 | - |
dc.description.abstract | Tivemos como objetivo de pesquisa analisar as praxeologias e a ecologia envolvidas na construção do saber área do círculo no período pré e pós documentos oficiais nacionais da educação básica. A fim de identificar como habita e sobrevive o saber área do círculo nos documentos oficiais e livros didáticos ao longo da história. Para tanto, utilizamos a Teoria Antropológica do Didático (TAD) proposta por Chevallard (1999) e colaboradores, a partir dela pudemos caracterizar as praxeologias didáticas e matemáticas dos livros didáticos: ‘Curso moderno de matemática para o ensino de 1o grau (1976)’; ‘Matemática fazendo a diferença (2006)’; ‘A conquista da matemática (2018)’. Assim, também pudemos analisar os documentos oficiais para a educação básica acerca do saber área do círculo sob a perspectiva da ecologia didática do saber. Deste modo, nossas análises retratam uma abordagem voltada para a construção do ambiente tecnológico-teórico e nas estruturas algébricas. Acreditamos que esse tipo de abordagem não favorece o estabelecimento da área do círculo enquanto grandeza, tornando o processo de ensino e de aprendizagem permeado por dificuldades conceituais, não contribuindo para a melhoria do ensino desse saber. Também, identificamos lacunas na construção do acossistema do saber área do círculo na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), as cadeias e teias alimentares formadas por esse saber estão prejudicadas devido a forma que esses saberes foram alocados e na maneira que se relacionam nos anos finais do Ensino Fundamental. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Geometria plana - Medição | pt_BR |
dc.subject | Prática de ensino | pt_BR |
dc.subject | Livros didáticos | pt_BR |
dc.subject | Didática | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.title | A ecologia do saber área do círculo em livros didáticos de matemática e documentos oficiais nacionais de educação : um olhar para a história do saber | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/5823610988892061 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/7719250848803909 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Educacao em Ciencias e Matematica | pt_BR |
dc.description.abstractx | The objective of our research was to analyze the praxeologies and ecology involved in the construction of the knowledge of the circle area in the period before and after the official national documents for basic education. In order to identify how the knowledge of the circle area inhabits and survives in the official documents and textbooks throughout history. To do so, we used the Anthropological Theory of Didactics (TAD) proposed by Chevallard (1999) and collaborators, from which we could characterize the didactic and mathematical praxeologies of the textbooks: 'Modern course in mathematics for teaching 1st grade (1976)'; 'Mathematics making a difference (2006)'; 'The conquest of mathematics (2018)'. Thus, we could also analyze the official documents for basic education about the knowledge of the circle area from the perspective of the didactic ecology of knowledge. Thus, our analyses portray an approach focused on the construction of the technological-theoretical environment and on algebraic structures. We believe that this type of approach does not favor the establishment of the circle area as a magnitude, making the teaching and learning process permeated by conceptual difficulties, not contributing to the improvement of the teaching of this knowledge. | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado - Educação em Ciências e Matemática |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Epaminondas Soares Silva Filho.pdf | 2 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons