Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48538

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorMENEZES, Marcus Bessa de-
dc.contributor.authorSILVA FILHO, Epaminondas Soares-
dc.date.accessioned2023-01-06T13:42:22Z-
dc.date.available2023-01-06T13:42:22Z-
dc.date.issued2022-03-30-
dc.identifier.citationSILVA FILHO, Epaminondas Soares. A ecologia do saber área do círculo em livros didáticos de matemática e documentos oficiais nacionais de educação: um olhar para a história do saber. 2022. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48538-
dc.description.abstractTivemos como objetivo de pesquisa analisar as praxeologias e a ecologia envolvidas na construção do saber área do círculo no período pré e pós documentos oficiais nacionais da educação básica. A fim de identificar como habita e sobrevive o saber área do círculo nos documentos oficiais e livros didáticos ao longo da história. Para tanto, utilizamos a Teoria Antropológica do Didático (TAD) proposta por Chevallard (1999) e colaboradores, a partir dela pudemos caracterizar as praxeologias didáticas e matemáticas dos livros didáticos: ‘Curso moderno de matemática para o ensino de 1o grau (1976)’; ‘Matemática fazendo a diferença (2006)’; ‘A conquista da matemática (2018)’. Assim, também pudemos analisar os documentos oficiais para a educação básica acerca do saber área do círculo sob a perspectiva da ecologia didática do saber. Deste modo, nossas análises retratam uma abordagem voltada para a construção do ambiente tecnológico-teórico e nas estruturas algébricas. Acreditamos que esse tipo de abordagem não favorece o estabelecimento da área do círculo enquanto grandeza, tornando o processo de ensino e de aprendizagem permeado por dificuldades conceituais, não contribuindo para a melhoria do ensino desse saber. Também, identificamos lacunas na construção do acossistema do saber área do círculo na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), as cadeias e teias alimentares formadas por esse saber estão prejudicadas devido a forma que esses saberes foram alocados e na maneira que se relacionam nos anos finais do Ensino Fundamental.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectGeometria plana - Mediçãopt_BR
dc.subjectPrática de ensinopt_BR
dc.subjectLivros didáticospt_BR
dc.subjectDidáticapt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.titleA ecologia do saber área do círculo em livros didáticos de matemática e documentos oficiais nacionais de educação : um olhar para a história do saberpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5823610988892061pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7719250848803909pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacao em Ciencias e Matematicapt_BR
dc.description.abstractxThe objective of our research was to analyze the praxeologies and ecology involved in the construction of the knowledge of the circle area in the period before and after the official national documents for basic education. In order to identify how the knowledge of the circle area inhabits and survives in the official documents and textbooks throughout history. To do so, we used the Anthropological Theory of Didactics (TAD) proposed by Chevallard (1999) and collaborators, from which we could characterize the didactic and mathematical praxeologies of the textbooks: 'Modern course in mathematics for teaching 1st grade (1976)'; 'Mathematics making a difference (2006)'; 'The conquest of mathematics (2018)'. Thus, we could also analyze the official documents for basic education about the knowledge of the circle area from the perspective of the didactic ecology of knowledge. Thus, our analyses portray an approach focused on the construction of the technological-theoretical environment and on algebraic structures. We believe that this type of approach does not favor the establishment of the circle area as a magnitude, making the teaching and learning process permeated by conceptual difficulties, not contributing to the improvement of the teaching of this knowledge.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Educação em Ciências e Matemática

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Epaminondas Soares Silva Filho.pdf2 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons