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Título : A influência das mídias sociais na percepção da imagem corporal de brasileiros: uma revisão integrativa
Autor : SILVA, Iris Maria da Conceição
Palabras clave : Imagem corporal; Mídias sociais; Influência das mídias
Fecha de publicación : 11-nov-2022
Citación : SILVA, Iris Maria da Conceição. A influência das mídias sociais na imagem corporal de brasileiros: uma revisão integrativa. 2022. 43 f. TCC (Graduação em Nutrição) - Centro Acadêmico da Vitória, Universidade Federal de Pernambuco, Vitoria de Santo Antão, 2022.
Resumen : A imagem corporal (IC) é a reprodução da nossa mente sobre o nosso próprio corpo, podendo ser compatível com a realidade ou não. A ideia de um corpo “ideal” é criada e compartilhada pela sociedade, no qual as mídias sociais são uma das principais formas de propagação dessa imposição estética. Essas mídias podem ser impressas ou digitais, sendo a última citada a mais usada, por meio de perfis sobre o tema e influenciadores digitais. Diante desse cenário, o objetivo deste trabalho é analisar a influência das mídias sociais na percepção da imagem corporal de consumidores de conteúdos digitais. Trata-se de uma revisão integrativa realizada nas bases de dados do Periódico CAPES e SciELO, no período de julho a agosto de 2022. O método usado para desenvolver a pergunta norteadora do estudo e elencar os descritores, na língua portuguesa, a serem pesquisados foi a estratégia PICo. Foram encontrados mais de 100 artigos no período delimitado, e, ao aplicar os critérios de inclusão e exclusão, foram totalizados 7 artigos, 5 em uma plataforma e 2 em outra. Os estudos analisados foram, em sua maioria, publicados em 2020, realizados de forma virtual, com a metodologia de análise de discurso foucaltiana. Apenas dois trabalhos foram feitos de forma presencial, com as amostras na região Suldeste e Sul, ambos com adolescentes e, um dos trabalhos, o instrumento de pesquisa foi a mídia impressa ao invés da digital. As redes sociais, conjuntas com a sociedade, são uma forte propagadora do “corpo ideal”. Além dessa influência, são a atual fonte de divulgação de informações e notícias, usadas pelo marketing para venda de produtos/serviços, sobre quaisquer assuntos, incluindo dietas e exercícios físicos. Também foi notado que, o compartilhamento desses conteúdos, além de incentivar esse padrão estético, também podem disseminar informações inverídicas sobre determinados alimentos e/ou grupos alimentares ocasionando um ‘terrorismo nutricional”. Assim é possível observar como a mídia se comporta em relação a satisfação corporal, comportamento alimentar e venda de produtos/serviços, pontuando a sua forte influência na imagem corporal, concluindo, métodos de fiscalização dos conteúdos publicados nas plataformas, assegurando não só a estética, mas a qualidade de vida.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48556
Aparece en las colecciones: (CAV) TCC - Nutrição

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