Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48599

Compartilhe esta página

Título: Instituição educacional de caráter não formal : as histórias e memórias do Geraldão na década de 70
Autor(es): SILVA, Natália Gabriela da
Palavras-chave: Educação não formal; Ginásio de Esportes Geraldo Magalhães – Geraldão - Recife; Instituições educacionais de caráter não-formal
Data do documento: 30-Jun-2022
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: SILVA, Natália Gabriela da. Instituição educacional de caráter não formal: as histórias e memórias do Geraldão na década de 70. 2022. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.
Abstract: Esta dissertação analisa a trajetória do Ginásio de Esportes Geraldo Magalhães (Recife-PE), popularmente conhecido por “Geraldão”, na década de 1970, enquanto uma instituição educacional de caráter não formal. Nesta perspectiva, desdobraram-se os seguintes objetivos: narrar as memórias e histórias de colaboradores do Geraldão na década de 1970; identificar a função do Geraldão, em suas dimensões: social, cultural e esportiva, presente nas histórias e memórias destes colaboradores; analisar a dimensão educativa latente nas funções formais do ginásio e a sua contribuição para a área da educação não formal. Do ponto de vista metodológico, caracteriza-se por ser uma pesquisa qualitativa, onde foi feita opção pela história oral temática e utilizadas entrevistas para obtenção dos dados. Diante das análises dos materiais e dados coletados, foi possível obter evidências que confirmam que o Ginásio de Esportes Geraldo Magalhães foi uma instituição educacional de caráter não formal. Identificou-se que a maioria das ações desenvolvidas no ginásio possibilitaram aos participantes momentos significativos de aprendizagem social e cultural, além dos aspectos esportivos. Ao mesmo tempo, verificou-se que, apesar de não conseguir atender a toda a população recifense, suas contribuições também estão relacionadas no sentido de fortalecer vínculos afetivos e relacionais entre os trabalhadores e seus familiares. Por fim, acredita-se que as instituições de caráter não formal também possibilitam a transformação social de diversos sujeitos, através de atividades relacionadas ao esporte, ao lazer e à cultura.
Descrição: SIMÕES, Izabel Adriana Gomes de Sena, também é conhecida em citações bibliográficas por: SENA, Izabel Adriana Gomes de.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48599
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Natália Gabriela da Silva.pdf1,88 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons