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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorALENCAR, Luciana Hazin-
dc.contributor.authorAZEVEDO, Clarissa Dalia de-
dc.date.accessioned2023-01-11T17:28:19Z-
dc.date.available2023-01-11T17:28:19Z-
dc.date.issued2022-08-29-
dc.identifier.citationAZEVEDO, Clarissa Dalia de. Gestão do conhecimento e lições aprendidas na construção civil: um estudo de caso. 2022. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48603-
dc.description.abstractEste trabalho propõe a criação de um sistema de gestão do conhecimento para uma incorporadora e construtora. Para tanto, foi realizada uma pesquisa descritiva, com o objetivo de identificação de gargalos e pontos de melhoria, bem como o levantamento de sistemas e recursos, procedendo com um diagnóstico completo do contexto. Um sistema de gestão do conhecimento fornece diretrizes, ferramentas, modelos e procedimentos para a identificação, disposição, distribuição e institucionalização do conhecimento, possibilitando o crescimento organizacional e direcionamento estratégico, além da melhoria de processos. Outra contribuição deste trabalho é apresentar o FITradeoff como método para a classificação de lições aprendidas, otimizando o tempo e esforço gastos com a grande quantidade de informações coletadas na indústria da construção civil. O método FITradeoff se mostrou eficiente, pois permite que o decisor trabalhe com informações parciais, demandando o mínimo de esforço e tempo. As lições aprendidas classificadas são então encaminhadas para destinos diversos, de acordo com o grau de importância percebido. Dessa forma, o grau de autonomia de cada gerência da empresa ficou bem definido, e as ocorrências de maior importância passaram a ser tratadas pela alta direção, adquirindo um valor estratégico. A criação de um banco de dados, contendo todas as informações relevantes acerca das lições aprendidas, por exemplo, causas, riscos e desdobramentos, será de vital importância na gestão de futuros projetos e na definição do direcionamento estratégico da organização. Assim, o produto gerado se mostrou eficiente, eficaz e apropriado às restrições e cultura da organização estudada.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEngenharia de produçãopt_BR
dc.subjectFITradeoffpt_BR
dc.subjectGestão do conhecimentopt_BR
dc.subjectLições aprendidaspt_BR
dc.subjectConstrução civilpt_BR
dc.titleGestão do conhecimento e lições aprendidas na construção civil : um estudo de casopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2773662189120264pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestrado profissionalpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3340258557255619pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Engenharia de Producaopt_BR
dc.description.abstractxIn this work, a knowledge management system is proposed for a construction company. Therefore, descriptive research was conducted, aiming to identify weaknesses, deficiencies, and improvement points. The descriptive research also provided a whole diagnose of the existent systems, resources, culture, and context. A knowledge management systema presents guidelines, tools, models and procedures for knowledge identification, disposal, and institutionalizing, contributing for organizational growth, strategic planning, and processes improvement. Additionally, this work tested FITradeoff method for lessons learned classification, optimizing time and effort spent with the large amount of information and data collected in construction industry. FITradeoff method was proven efficient, because allows the decision maker to work with partial information, requiring less time and effort. The lessons learned are submitted to different destinations according to their classes’ perceived values. By determining which department will treat each lessons learned class, the departments’ autonomies were better defined, and it is expected that minor decisions will rely less on the upper managers. Thus, the lessons with highest perceived value will acquire strategic meaning and affect the company’s plan and vision. Finally, the product of this work was proven efficient, effective, and suitable with the restrictions and organizational culture.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado Profissional - Engenharia da Produção

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