Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48603

Share on

Title: Gestão do conhecimento e lições aprendidas na construção civil : um estudo de caso
Authors: AZEVEDO, Clarissa Dalia de
Keywords: Engenharia de produção; FITradeoff; Gestão do conhecimento; Lições aprendidas; Construção civil
Issue Date: 29-Aug-2022
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Citation: AZEVEDO, Clarissa Dalia de. Gestão do conhecimento e lições aprendidas na construção civil: um estudo de caso. 2022. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.
Abstract: Este trabalho propõe a criação de um sistema de gestão do conhecimento para uma incorporadora e construtora. Para tanto, foi realizada uma pesquisa descritiva, com o objetivo de identificação de gargalos e pontos de melhoria, bem como o levantamento de sistemas e recursos, procedendo com um diagnóstico completo do contexto. Um sistema de gestão do conhecimento fornece diretrizes, ferramentas, modelos e procedimentos para a identificação, disposição, distribuição e institucionalização do conhecimento, possibilitando o crescimento organizacional e direcionamento estratégico, além da melhoria de processos. Outra contribuição deste trabalho é apresentar o FITradeoff como método para a classificação de lições aprendidas, otimizando o tempo e esforço gastos com a grande quantidade de informações coletadas na indústria da construção civil. O método FITradeoff se mostrou eficiente, pois permite que o decisor trabalhe com informações parciais, demandando o mínimo de esforço e tempo. As lições aprendidas classificadas são então encaminhadas para destinos diversos, de acordo com o grau de importância percebido. Dessa forma, o grau de autonomia de cada gerência da empresa ficou bem definido, e as ocorrências de maior importância passaram a ser tratadas pela alta direção, adquirindo um valor estratégico. A criação de um banco de dados, contendo todas as informações relevantes acerca das lições aprendidas, por exemplo, causas, riscos e desdobramentos, será de vital importância na gestão de futuros projetos e na definição do direcionamento estratégico da organização. Assim, o produto gerado se mostrou eficiente, eficaz e apropriado às restrições e cultura da organização estudada.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48603
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado Profissional - Engenharia da Produção

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISSERTAÇÃO Clarissa Dalia de Azevedo.pdf804,45 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons