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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48604
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Título: | Maxambombas : trilhos urbanos do Recife entre a história e memória |
Autor(es): | SILVA, Anderson Botelho da |
Palavras-chave: | História; Ferrovias – Vagões de passageiros; Ferrovias – Memória; Transporte urbano; Recife (PE) – Urbanização; Sette, Mário, 1886-1950 |
Data do documento: | 26-Ago-2022 |
Editor: | Universidade Federal de Pernambuco |
Citação: | SILVA, Anderson Botelho da. Maxambombas : trilhos urbanos do Recife entre a história e memória. 2022. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022. |
Abstract: | Maxambombas é o termo popular com o qual nos referimos às ferrovias de porteurbano utilizadas na cidade do Recife entre 1867 e 1920. Esse termo designa as locomotivas, os trens e as ferrovias. Sua implantação e operação representam a inserção do primeiro modo de transporte derivado de uma tecnologia propriamente industrial naquele espaço urbano. A presença das maxambombas na cidade do Recife é o tema dessa dissertação, a qual está estruturada como três ensaios mais um capítulo reservado para a exposição de vivências do pesquisador com a metrópole do tempo presente e as opçõesteórico-metodológicas da pesquisa. O primeiro ensaio tem a proposta de articular um debate historiográfico sobre os sentidos da modernidade para a história do Recife, tendo como especificidade a introdução da tecnologia ferroviária e do sistemade trilhos urbanos. Sobre este último focamos a análise em dois elementos: a forma de sua concepção, a população e os territórios afetados. Apresentamos as duas ferrovias de curta distância na capital da província pernambucana, uma voltada para o deslocamento entre o núcleo populacional mais denso e os povoados dos arredores, nos quais predominava a paisagem rural; e outra para os sopés da vizinha cidade de Olinda. O segundo trata de estudo de caso acerca da construção narrativa que estabeleceu uma representação histórica da Maxambomba. Analisamos as crônicas históricas de Mário Sette escritas entre as décadas de 1930 e 1940, para compreensão do papel das ferrovias dentro de uma narrativa que busca edificar uma memória e cingir a história do Recife entre o Moderno e o Antigo. E o terceiro contém uma análise sobre aspectos daformulação de um lugar de memória ligado à presença desses trens, em que analisamoso monumento histórico da antiga estação dos trilhos urbanos, localizada em um luxuoso subúrbio da açucarocracia pernambucana. Como conclusões das informações elaboradas, aponta-se que presença das maxambombas é elemento adjacente ao projeto de urbanização novecentista, que não reconheceu a presença dos despossuídos noscaminhos rasgados pelo progresso, em nome da eficiência, do comércio e do hedonismode matiz burguesa; identificamos como a nostalgia, como recurso estético, e a presença da melancolia, como atitude pública, serviram à transmissão de certa experiência com esse aparato, a partir de narrativas literárias e históricas; evidenciamos o caráter meramente alegórico do lugar de memória que se confundiu com a temporalidadefabricada pelos cronistas, e reflete antigos valores rurais da elite provincial. |
Descrição: | REZENDE, Antonio Paulo, também é conhecido em citações bibliográficas por: REZENDE, Antonio Paulo de Morais |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48604 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - História |
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