Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48626

Compartilhe esta página

Título: Autismo e inclusão escolar : reflexões sobre o brincar na educação infantil.
Autor(es): ALMEIDA, Daiane Silva de
Palavras-chave: Educação Inclusiva; Autismo; Ludicidade
Data do documento: 1-Nov-2022
Citação: ALMEIDA, Daiane Silva de. Autismo e inclusão escolar: reflexões sobre o brincar na educação infantil. 2022. 25 f. TCC (Graduação) - Curso de Pedagogia, Centro Acadêmico do Agreste, Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2022.
Abstract: O referente trabalho de conclusão de curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal de Pernambuco vem na perspectiva de contribuir com o debate da educação inclusiva com crianças autistas na educação infantil, bem como a prática da ludicidade como meio para uma prática educativa que favoreça à inclusão das mesmas. Nosso lócus de pesquisa se deu em uma escola pública de educação infantil no município de Caruaru/PE. Optamos por uma pesquisa qualitativa e os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas com 4 profissionais de educação. Para a análise dos dados elegemos a análise de conteúdo de Bardin (2011), a fim de compreender: Como o brincar, dentro do contexto de educação infantil pode criar possibilidades para uma prática educativa inclusiva que beneficie as crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Através das discussões dessa pesquisa foi possível perceber os desafios a serem enfrentados pela escola atual, bem como dos profissionais da educação, que necessitam ressignificar suas práticas educativas a fim de reconhecer o lúdico como alternativa possível para inclusão do aluno autista no espaço escolar.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48626
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
23_10_AUTISMO E INCLUSÃO ESCOLAR_ REFLEXÕES SOBRE O BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL.docx (2).pdf214,69 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons