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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48642

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorFERREIRA, Sandra Patrícia Ataíde-
dc.contributor.authorLIMA, Martha Manuella Sampaio Lins-
dc.contributor.authorSENA, Marília Cordeiro Serra de-
dc.date.accessioned2023-01-17T17:53:43Z-
dc.date.available2023-01-17T17:53:43Z-
dc.date.issued2022-11-10-
dc.date.submitted2022-12-10-
dc.identifier.citationLIMA, Martha Manuella Sampaio Lins; SENA, Marília Cordeiro Serra de. Infância, colonialidade e educação: pensando a criança sob a perspectiva decolonial 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48642-
dc.description.abstractEsta pesquisa visou refletir sobre a educação infantil e teve como objetivo geral, investigar como a pedagogia decolonial concebe a educação infantil. Em uma pesquisa bibliográfica exploratória, visitamos o arcabouço teórico da Decolonialidade e buscamos entender a Educação Infantil sob uma perspectiva histórica da sua criação e desenvolvimento. Através de uma análise crítica dos documentos que regem a Educação Infantil, elaboramos suas relações com as concepções decoloniais. Dentre os principais achados destacamos historicamente a presença marcante da concepção de criança enquanto sujeito a ser formado e a recente definição de criança enquanto sujeito completo, autônomo e produtor de cultura. Apesar de alguns avanços, os currículos da educação infantil são marcados por uma visão de mundo colonial, alimentando o ideário neoliberal, ainda distantes da proposta de uma educação emancipatória.pt_BR
dc.format.extent27 ppt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectPedagogia Decolonialpt_BR
dc.subjecteducação infantilpt_BR
dc.subjectconcepção de infânciapt_BR
dc.titleInfância, colonialidade e educação : pensando a criança sob a perspectiva decolonial.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0115609542629512pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1837415977097930pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9445170519526710pt_BR
dc.description.abstractxThis research aimed to reflect on early childhood education and had as a mainl objective, to investigate how decolonial pedagogy conceives early childhood education. In an exploratory literature research, we visited the theoretical framework of Decoloniality and sought to understand Early Childhood Education from a historical perspective of its creation and development. Through critical analysis of the documents that regulate Early Childhood Education, we elaborated their relations with the decolonial conceptions. Among the main findings we highlight historically the strong presence of the conception of the child as a subject to be formed and the recent definition of the child as a complete, autonomous and culturally productive subject. Despite some advances, the curriculum for early childhood education are marked by a colonial colonial worldview, feeding the neoliberal ideology, still far from the proposal of an emancipatory education.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CE-DPSIE) - Departamento de Psicologia e Inclusão Educacionaispt_BR
dc.degree.graduation::CE-Curso de Pedagogiapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia

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