Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48642

Share on

Title: Infância, colonialidade e educação : pensando a criança sob a perspectiva decolonial.
Authors: LIMA, Martha Manuella Sampaio Lins
SENA, Marília Cordeiro Serra de
Keywords: Pedagogia Decolonial; educação infantil; concepção de infância
Issue Date: 10-Nov-2022
Citation: LIMA, Martha Manuella Sampaio Lins; SENA, Marília Cordeiro Serra de. Infância, colonialidade e educação: pensando a criança sob a perspectiva decolonial 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.
Abstract: Esta pesquisa visou refletir sobre a educação infantil e teve como objetivo geral, investigar como a pedagogia decolonial concebe a educação infantil. Em uma pesquisa bibliográfica exploratória, visitamos o arcabouço teórico da Decolonialidade e buscamos entender a Educação Infantil sob uma perspectiva histórica da sua criação e desenvolvimento. Através de uma análise crítica dos documentos que regem a Educação Infantil, elaboramos suas relações com as concepções decoloniais. Dentre os principais achados destacamos historicamente a presença marcante da concepção de criança enquanto sujeito a ser formado e a recente definição de criança enquanto sujeito completo, autônomo e produtor de cultura. Apesar de alguns avanços, os currículos da educação infantil são marcados por uma visão de mundo colonial, alimentando o ideário neoliberal, ainda distantes da proposta de uma educação emancipatória.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48642
Appears in Collections:TCC - Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC MARTHA MANUELLA SAMPAIO LINS LIMA; MARILIA CORDEIRO SERRA DE SENA.pdf250,43 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons