Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48678

Share on

Title: O Currículo no contexto da educação bilíngue para surdos : análise do projeto político pedagógico de uma escola municípal do Recife.
Authors: GOMES, Maria Luiza
Keywords: Currículo; Projeto Político Pedagógico; Educação Bilíngue; Surdos
Issue Date: 26-Oct-2022
Abstract: O presente trabalho tem como objetivo analisar a proposta curricular de uma escola que trabalha com educação bilíngue para surdos em Recife, considerando o Projeto Político Pedagógico e a prática escolar no Ensino Fundamental anos iniciais. A pesquisa teve cunho qualitativo e ocorreu em dois momentos: no primeiro, realizamos uma análise documental da PPP de uma escola da rede municipal do Recife que possui salas regulares bilíngues para surdo. No segundo momento, realizamos uma entrevista semiestruturada com uma professora de uma dessas salas. Como suporte teórico, mencionamos as abordagens educacionais, trajetória histórica para educação das pessoas surdas, educação bilíngue para surdos e currículo. Os dados revelam que, apesar de existirem lacunas no Projeto Político Pedagógico analisado, a instituição municipal propõe aos estudantes surdos e ouvintes o ensino da libras, reforçando a identidade e pertencimento à cultura surda. Contudo os discursos presentes nos documentos necessitam trazer ações mais explícitas. Por fim, a proposta do PPP apresenta flexibilização dos conteúdos à medida que respeita o Surdo como sujeito que tem sua própria cultura e identidade.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48678
Appears in Collections:TCC - Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC MARIA LUIZA DE SANTANA GOMES.docx.pdf188,49 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons