Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48678
Share on
Title: | O Currículo no contexto da educação bilíngue para surdos : análise do projeto político pedagógico de uma escola municípal do Recife. |
Authors: | GOMES, Maria Luiza |
Keywords: | Currículo; Projeto Político Pedagógico; Educação Bilíngue; Surdos |
Issue Date: | 26-Oct-2022 |
Abstract: | O presente trabalho tem como objetivo analisar a proposta curricular de uma escola que trabalha com educação bilíngue para surdos em Recife, considerando o Projeto Político Pedagógico e a prática escolar no Ensino Fundamental anos iniciais. A pesquisa teve cunho qualitativo e ocorreu em dois momentos: no primeiro, realizamos uma análise documental da PPP de uma escola da rede municipal do Recife que possui salas regulares bilíngues para surdo. No segundo momento, realizamos uma entrevista semiestruturada com uma professora de uma dessas salas. Como suporte teórico, mencionamos as abordagens educacionais, trajetória histórica para educação das pessoas surdas, educação bilíngue para surdos e currículo. Os dados revelam que, apesar de existirem lacunas no Projeto Político Pedagógico analisado, a instituição municipal propõe aos estudantes surdos e ouvintes o ensino da libras, reforçando a identidade e pertencimento à cultura surda. Contudo os discursos presentes nos documentos necessitam trazer ações mais explícitas. Por fim, a proposta do PPP apresenta flexibilização dos conteúdos à medida que respeita o Surdo como sujeito que tem sua própria cultura e identidade. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48678 |
Appears in Collections: | TCC - Pedagogia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC MARIA LUIZA DE SANTANA GOMES.docx.pdf | 188,49 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is protected by original copyright |
This item is licensed under a Creative Commons License