Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48727

Compartilhe esta página

Título: Caracterização neurofisiológica do efeito da estimulação acústica binaural não- periódica em pacientes epiléticos e controles saudáveis
Autor(es): OLIVEIRA, Igor Tchaikovsky Mello de
Palavras-chave: Epilepsia Resistente a Medicamentos; Eletroencefalografia; Rede de Modo Padrão; Estudo de Validação
Data do documento: 24-Fev-2022
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: OLIVEIRA, Igor Tchaikovsky Mello de. Caracterização neurofisiológica do efeito da estimulação acústica binaural não- periódica em pacientes epiléticos e controles saudáveis. 2022. Tese (Doutorado em Neuropsiquiatria e Ciências do Comportamento) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.
Abstract: Aproximadamente um terço dos pacientes com epilepsia é refratário a terapia farmacológica contemporânea. Procedimentos invasivos como a cirurgia nem sempre são indicados, e quando realizados não há garantia completa de sucesso. Diante da necessidade de métodos alternativos e complementares para controle da epilepsia, nosso grupo de pesquisa científica desenvolveu e patenteou a Estimulação Acústica Binaural não-Periódica (EABNP). Resultados preliminares da utilização da EABNP em pacientes com epilepsia refratária demonstraram a eficácia desta estimulação na redução de atividades epileptiformes no eletroencefalograma (EEG), bem como, a redução espontânea do número de crises. Entretanto, não se sabe, ao certo, o possível mecanismo de bloqueio neurofisiológico envolvidos nos efeitos de bloqueio de crise desta técnica. A hipótese de nosso trabalho é que a EABNP induzirá a dessincronização dos ritmos oscilatórios de áreas corticais a partir do córtex temporal (auditivo primário) e se estendendo as outras localidades do cérebro, como córtex pré frontal e parietal. Pacientes com epilepsia refratária e indivíduos saudáveis, foram expostos a um ruído branco por 10 minutos e EABNP também por 10 minutos, com registro simultâneo de EEG de alta resolução (64 canais), para posterior análise offline da atividade da corrente cortical com a ferramenta de neuroimagem baseada no EEG denominada de tomografia eletromagnética cerebral de baixa resolução (sLoreta). Com as análises de imagem geradas pelo sLoreta, foi possível observar nos pacientes com epilepsia refratária durante a EABNP ocorreu um aumento da atividade de corrente cortical de áreas relacionadas a rede de modo padrão quando comparado ao ruído branco. Entre os indivíduos saudáveis foi observado um aumento de atividade cortical de áreas relacionadas ao processamento auditivo sonoro, durante a EABNP e o ruído branco. Acreditamos que este trabalho poderá contribuir para a padronização de uma nova ferramenta não-farmacológica para tratamento da epilepsia refratária.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48727
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado - Neuropsiquiatria e Ciência do Comportamento

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE Igor Tchaikovsky Mello de Oliveira.pdf1,94 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons